Pio IX

Reitor do IFPI visita Campus de Pio IX e anuncia implantação do ensino médio integrado para jovens de toda a região

Reitor do IFPI visita Campus de Pio IX e anuncia implantação do ensino médio integrado para jovens de toda a região

O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha, visitou na última terça-feira, 24 de maio, o Campus Avançado do IFPI de Pio IX. Na ocasião, o reitor anunciou a implantação do ensino médio integrado que ofertará vagas para jovens de toda a região.

Paulo Borges esteve reunido com a nova diretora do Campus Pio IX, Raimunda Ferreira, lideranças políticas locais e regionais, bem como representantes de diferentes segmentos da sociedade civil organizada.

Reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha

“A nossa visita aqui primeiro é anunciar a nova gestão da professora Raimunda Ferreira, e anunciar a toda população da região de Pio IX, São Julião, Fronteiras e todos os municípios da região, inclusive da fronteira com o estado do Ceará, que nós estamos implantando a partir de janeiro, duas turmas do ensino médio integrado, no Campus Pio IX. Nós vamos ofertar inicialmente oitenta vagas para nossa juventude, a partir de 2023 vai ter no Campus Avançado de Pio IX”, anunciou o reitor ao fazer uso da palavra.

A implementação do ensino médio integrado em Pio IX, se deve, segundo afirmou o reitor, à parceria do Instituto Federal do Piauí com a Prefeitura, igrejas, sindicato e a comunidade como um todo.

“Isso deve-se, muito, a parceria que nós confirmamos, não só com a prefeitura, com todas as igrejas, com todos os sindicatos seja de trabalhador, produtor, mas dizer que o Instituto Federal do Piauí está aberto a toda comunidade, dessa região semiárida do Piauí. A vocação regional arranjo produtivo é nosso princípio, é nosso princípio formativo, é nossa pedagogia da alternância. Então, a Rede Federal ela foi constituída com essa finalidade”, explicou.

Representando o Prefeito Silas Noronha, o procurador do município, Dr. Juarez Alencar disse que Prefeitura de Pio IX dará todo o suporte necessário para formalização da parceria junto ao IFPI local.

Procurador do município, Dr. Juarez Alencar

“Queria trazer a mensagem do prefeito, de que, no que depender do município de Pio IX, que a Prefeitura está de portas abertas, nós estamos à disposição para incrementar os cursos aqui desenvolvidos, vamos formalizar essa parceria e buscar melhoria cada vez mais desse Instituto Federal”, assegurou o procurador.

Para a nova diretora geral do Campus de Pio IX, Raimunda Ferreira, a reunião foi um momento histórico, pois reuniu pessoas de diferentes segmentos que juntos somam forças para o fortalecimento da educação na região.

Diretora geral do Campus de Pio IX, Raimunda Ferreira

“Esse momento ele é um momento histórico, em que você reúne pessoas de setores diferentes, de municípios diferentes, que desejam uma instituição de ensino fortalecida para o desenvolvimento da nossa região”, finalizou.

Presenças

Participaram da reunião no Campus Avançado do IFPI de Pio IX, o Reitor Paulo Borges da Cunha, a Diretora Geral do Campus Pio IX – Raimunda Ferreira Gomes Coelho, Diretor Geral do Campus Picos: Lourenilson Leal de Sousa, representante do Prefeito de Pio IX, Procurador Juarez Alencar, o Prefeito de Fronteiras – Eudes Agripino Ribeiro, a Presidenta  Câmara Municipal de Pio IX: Domitilia Lopes, Vereadora: Eliane Arrais; Pres. Dos Sindicatos de Produtores Rurais: Luís Pereira de Alencar, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pio IX: Erinaldo José de Andrade; Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária do IFPI campus PIO IX – Webston Nicolau;  Representante dos Estudantes do Campus – Antônio Jefferson da Costa; Vice-prefeito de Fronteiras – Prof Gernilson; Diretor de Ensino do Campus Picos: Prof Rubens Almondes; Diretrora de Departamento do campus de Picos – Profa: Mª Milslene Rosado; Secretária de Cultura e SIMTEP de Pio IX:  Profa Luciene Amorim; Presidenta da Associação Nova Aliança no Assentamento Paulo Freire 2 – Maria de Jesus da Silva; Articulador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes ( NUCA) – Landsthayner do Nascimento Marçal de Oliveira; Coordenador de Transporte da Reitor – Laurélli Vieira; Egressa do Curso Técnico em Agropecuária IFPI: Maria Fabiola; Pociano Sá; Sec Meio Ambiente de Fronteiras – Erivelto Ribeiro Bezerra /Prof da UESPI; Secretária de Educação de Fronteiras: Genilson Sobrinho; Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio: Pe. Claudio; Pastor da Assembleia de Deus: Leôncio; Comandante do Grupamento de Polícia Militar de Pio IX: Sargento Ricardo/ Cabo Bento.

Assista a reeportagem completa abaixo:

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias