DestaquePolícia

Renan provoca Ciro e ironiza: agrida o presidente, o relator, as mulheres… mas a consultoria?

_Ciro Nogueira e Renan Calheiros, senadores integrantes da CPI da Pandemia (Foto: Agência Brasil)

CIRO: “FIQUEI COM VERGONHA DO TRABALHO DESSA CONSULTORIA”

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticava duramente a consultoria do Senado Federal – uma das mais respeitadas e bem preparadas do Brasil – quando o senador Renan Calheiros (MDB-AL) o rebateu durante sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia.

O parlamentar pelo Piauí criticava a consultoria sob o argumento de que ela estaria tentando evitar eventual investigação sobre a corrupção praticada por governadores e prefeitos Brasil afora no uso de recursos federais destinados à COVID-19, por supostamente tentar interferir nos pedidos de informações feitos pelo parlamentar piauiense a estados e municípios no tocante aos referidos recursos.

Segundo relatos da Folha de São Paulo, a consultoria da Casa legislativa afirmou que requerimentos do senador Ciro Nogueira, que teria seguido as diretrizes de Jair Bolsonaro, “caracterizam ação abusiva e ilegal da comissão” contra estados e municípios e que o parlamentar estaria tentando fazer uma verdadeira “devassa” nesses entes federados.

Em meio às críticas do parlamentar piauiense Renan Calheiros tascou: “Nos agrida, agrida ao relator, agrida ao presidente, agrida às mulheres [em alusão a episódio ocorrido da CPI em que Ciro foi enérgico com algumas parlamentares]… mas agredir a consultoria?”, disse, em tom de ironia.

A DISCUSSÃO___________

Senador Ciro Nogueira: Jamais um setor tão respeitado dessa Casa como a nossa consultoria, que eu respeito, que eu utilizo, pode ser utilizada na tentativa de não apurar desvio de recursos públicos nesse país. Eu fiquei com vergonha do trabalho dessa consultoria. Essa vergonha não foi só minha, pois diversos consultores da ativa me procuraram, revoltados com esse relatório. Consultores aposentados. Em que o interesse público está sendo jogado na lata do lixo, como se não fosse interesse público

Presidente da CPI, senador Omar Aziz: Agora, senador Ciro, eu como presidente não pedi essa informação, eu não procurei a consultoria.

Relator da CPI, senador Renan Calheiros:  gente, a consultoria do Senado é uma das mais respeitadas consultorias de todas as instituições do Brasil. O que nós estamos vendo aqui é algo inacreditável. Nos agrida, agrida ao relator, agrida ao presidente, agrida às mulheres… mas agredir a consultoria?

Senador Ciro Nogueira: não venha com essa coisa assim, senador, que ninguém respeita mais a mulher do que o meu partido, que tem a líder do partido uma mulher. O líder do seu bloco foi indicado como uma mulher. A presidente da Comissão é uma mulher. E é o partido que tem mais mulheres nessa Casa, seja na Câmara, seja no Senado. Então não venha.

Relator da CPI, senador Renan Calheiros: é muito bom ouvir isso, porque eu tenho um sentimento de pedido de desculpas às mulheres.

Por Rômulo Rocha – Do Blog Bastidores/180graus

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias