EducaçãoPio IX

Educação de Pio IX promove 1ª Formação para Cuidadores das Crianças com Necessidades Educativas Especiais

Educação de Pio IX promove 1ª Formação para Cuidadores das Crianças com Necessidades Educativas Especiais

A Prefeitura de Pio IX, através da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Educação Especial, realizou na manhã desta terça feira, 10 de maio, no auditório Carminha Bezerra, a 1ª Formação para os Cuidadores das Crianças com Necessidades Educativas Especiais.

O evento contou com a participação da Pedagoga e Coordenadora da Educação Inclusiva do município de Pio IX, Juliana Coelho Ferreira Lima, que ministrou a palestra com o tema: A importância do cuidador em sala de aula e suas funções.

Quem também participou e palestrou na formação foi a Diretora do IFPI/Pio IX, Raimunda Ferreira Coelho, que é graduada em Letras e com experiência na área de educação inclusiva. A sua palestra teve como tema: Acolhida e Afetividade, assim como professores da AEE e cuidadores da rede municipal de ensino.

A formação teve como objetivo capacitar os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), explicando acerca de como lidar com as crianças com deficiência na sua prática, e ao mesmo tempo, fortalecendo junto com o professor a inclusão nas atividades diárias.

Eliane Bezerra, Professora e Vereadora

“A educação especializada foi, desde o início, nossa prioridade, tanto é que foi a primeira coordenação que a SEMEC formou em 2021. Essa formação é essencial, visto que a educação especializada precisa de uma atenção maior, assim necessitando de novas metodologias em prol da melhor aprendizagem”, destacou Eliane Bezerra, Professora e Vereadora.

Para Henriqueta Arrais, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Unidade Escolar Maria Matutina de Alencar, o trabalhar com a educação especial é ao mesmo tempo desafiador e apaixonante.

Henriqueta Arrais, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

“Trabalhar com a educação especial foi algo que me desafiou muito, visto que iniciei há um ano, e está sendo a primeira vez que leciono no ensino fundamental como também na educação especializada. Mas confesso que é apaixonante, e a cada dia me sinto mais motivada em poder fazer parte desse trabalho”, destacou.

Para a secretária de Educação, Clebiana Telles, a formação fui muito importante e necessária, uma vez que a educação inclusiva é um direito assegurado por Lei.

Clebiana Telles, secretária de Educação de Pio IX

“Esse encontro foi muito importante e necessário. Os princípios da educação inclusiva afirmam que, todos os alunos têm seus direitos, que todos aprendem na sua especificidade. Nós estamos aqui para apoiar e caminhar junto. Esse é o compromisso da educação de Pio IX”, declarou a secretária.

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias