MunicípiosPiauí

Saiba como fica a previsão do tempo para fevereiro no Piauí

O mês de fevereiro, caracterizado pelas festas carnavalescas, já começou. Com isto o Meionorte.com apurou como será a previsão para os próximos dias. Com exclusividade, a Climatologista e Coordenadora da Sala de Situação Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH), Sara Cardoso, informou a ocorrência de chuvas para o mês.

Conforme a climatologista, as primeiras semanas de fevereiro possuem maior possibilidade de ocorrência de chuvas, onde “os acumulados podem chegar até 50 milímetros (50L por m²), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e os modelos de previsão internacionais”.

Foto: Reprodução

Ela destaca a região Centro-Norte do estado como a mais suscetível a eventos de precipitação intensa e com possibilidade de um número maior de municípios afetados. Teresina, Altos, Palmeirais, Pedro II, e cidades próximas, possuem previsão para no máximo 50 mm e alterações ventosas entre 40 e 60 km.

“Lembrando que as nossas chuvas são de verão. Então as formações de nuvens são nuvens de topo alto, que podem trazer essas alterações ventosas, ocorrência de raios e a possibilidade de queda de granizo.  Mas quanto mais a gente vai adentrando nessa estação, menos vai tendo essa possibilidade dessa queda de granizo. Então no começo da estação é que a gente observa essa ocorrência quase que toda semana em pelo menos em um município. Mas vai ficando mais tranquilo”, afirmou Sara Cardoso.

MÊS DE JANEIRO EM TERESINA 

Segundo o Inmet, em janeiro, o total de chuva na estação meteorológica automática de Teresina foi de 101,4 milímetros (mm) ou seja, caiu mais de 100L de água por m², o que corresponde a aproximadamente 51% abaixo da climatologia da estação convencional (1991-2020), que é de 205,9 mm.

O maior total diário de chuva no mês foi de 30,2 mm, registrado no dia 3.

A temperatura mínima média foi de 24,2°C (1,4°C acima da climatologia da estação convencional, que é de 22,8°C). Essa temperatura mínima média é considerada a quarta maior desde a instalação* da estação automática. Ela fica abaixo dos 25,0°C (2019); 24,9°C (2018) e 24,3°C (2016).

A menor mínima do mês ocorreu no dia 14 e foi de 21,8°C. A maior temperatura mínima foi de 26,1°C no dia 27.  A temperatura máxima média foi de 34,3°C (1,8°C acima da climatologia da estação convencional, que é de 32,5°C).

A menor máxima do mês ocorreu no dia 11 e foi de 29,0°C. Já a maior temperatura máxima do mês foi de 36,9°C, no dia 21.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias