Pio IX

SAMU de Pio IX retorna funcionamento; Prefeitura e Secretaria de Saúde esclarecem acusações infundadas da oposição

SAMU de Pio IX retorna funcionamento

A prefeitura de Pio IX, através da Secretaria Municipal de Saúde, retomou nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro de 2021, os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

De acordo com Prefeito Silas Noronha Mota, a nova gestão administrativa tem sido, constantemente, alvo de críticas infundadas por uma oposição que não se conforma com a derrota nas urnas.

“É assim que vamos trabalhar, sempre com a verdade, pois é a verdade que vai prevalecer”, disse Silas Noronha ao reativar o serviço do Samu em Pio IX.

A Prefeitura de Pio IX e a Secretaria Municipal de Saúde se manifestaram, oficialmente em nota, sobre o funcionamento do SAMU.

Após desatar burocracias, Prefeito Silas Noronha reativa serviços do Samu em Pio IX
Viatura do Samu está à disposição da população de Pio IX

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA

A Prefeitura de Pio IX vem a público prestar esclarecimentos acerca da paralisação ocorrida nos serviços do SAMU no município entre os dias 04 e 13 de janeiro do corrente ano.

A referida paralisação foi decorrente de fatos alheios à atual gestão, como tenta passar algumas pessoas da oposição, ao levantar acusações com o objetivo único de atacar, induzindo a população ao erro e ao julgamento precipitado.

A verdade sobre a paralisação do Samu de Pio IX é que ela se deu porque os funcionários do órgão que participavam da gestão anterior resolveram, por decisão própria e sem uma comunicação prévia, entregar o cargo no dia 04 de janeiro de 2021.  Não houve demissão por parte da Prefeitura Municipal, que ainda negociava a renovação do contrato da equipe.

Ademais, além do efetivo de técnicos em enfermagem, enfermeiros e motoristas que entregaram seus cargos, o sistema de comunicação do SAMU encontrava-se com o3 parcelas de pagamentos em atraso por parte da antiga gestão, quais sejam, os meses de outubro, novembro e dezembro, o que dificultou sua reativação.

Este, sim, são os verdadeiros motivos do SAMU de Pio IX ter paralisado o seu atendimento.

Explicações dadas, queremos tranquilizar a população e dizer que este problema está resolvido, uma vez que o treinamento dos novos funcionários já foi realizado. Tudo, com a devida carga horária reconhecida pelo Ministério da Saúde. Asseguramos, portanto, que estamos trabalhando e cumprindo com os trâmites legais, de modo que, o atendimento do SAMU em PIO IX voltou a funcionar com toda a segurança e respeito que a população merece com quatro condutores, quatro técnicos de enfermagem e um enfermeiro coordenador.

Quanto ao vereador da oposição, o Sr. Jhonatas Leite, que fez a acusação sem a devida apuração dos fatos, é preciso ficar claro que este não é o papel de uma oposição responsável e verdadeiramente preocupada com o interesse público. Se assim fosse, o mesmo deveria ter denunciado a gestão anterior pelas irregularidades cometidas, inclusive, com o atraso de três meses no pagamento do rádio do próprio SAMU conforme cobranças recebidas no e-mail da Secretaria Municipal de Saúde e pelo fato de deixarem vencer o seguro da viatura.

A presidência da Câmara Municipal deve ter mais atenção antes de formalizar uma representação baseada em denúncias. É importante, antes, apurar os fatos. Neste sentido, a atual gestão se coloca à disposição da Câmara para prestar todos os esclarecimentos e espera trabalhar de forma pacífica e responsável, priorizando a verdade, a transparência e o interesse público, acima de tudo.

Por fim, ressaltamos mais uma vez o nosso compromisso em zelar pelo interesse público da nossa cidade e, principalmente, da nossa população.

Prefeito Silas Noronha e o secretário de Saúde, Francisco Vieira, com a nova equipe do Samu de Pio IX

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA MUNCIPAL DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer sobre o atendimento do SAMU ter sido parado por 11 dias, retornando somente hoje, 13 de janeiro de 2021. O fato ocorreu em virtude do abandono de alguns funcionários do Serviço de Urgência sem aviso prévio. No dia 4 de janeiro o secretário de saúde foi comunicado sobre a saída de todos os servidores, e no mesmo dia, ainda à noite, foi providenciado o início do treinamento dos novos funcionários para o dia seguinte.

O treinamento capacitou enfermeiros, condutores e técnicos em enfermagem para estarem qualificados a atender pacientes em Urgências. Além da capacitação, para o SAMU voltar aos atendimentos normais, era necessário resolver a questão dos pagamentos não efetuados pela gestão anterior dos rádios de comunicação com a central de Teresina, que estão em atraso, referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca também a não devolução dos uniformes do SAMU por parte de alguns ex-funcionários, atitude que contribuiu para o atraso da retomada das atividades do órgão, uma vez que foi necessária a confecção de novos uniformes.  Este fato está sendo apurado.

Nessa quarta-feira, 13 de janeiro de 2021, o SAMU retomou oficialmente o seu funcionamento e todos os profissionais encontram-se qualificados e operantes.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias