São Julião

São Julião está entre os municípios do Piauí mais efetivos nas condições de concessão do Bolsa Família

Prefeito Municipal de São Julião – PI, Dr. Jona Bezerra de Alecnar

São Julião é um dos municípios do Estado do Piauí mais efetivos com quase 100% no índice de acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família. De acordo com subsecretário de Saúde, Severiano Gomes, o acompanhamento às famílias beneficiárias é feito pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde e o trabalho demonstra o esforço da Gestão O Povo em Primeiro Lugar, que tem à frente o Prefeito Dr. Jonas, em garantir o acesso das famílias carentes do município aos direitos sociais básicos.

“O acompanhamento é feito pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde e pelos agentes comunitários de saúde cabendo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) a inserção das famílias no Cadastro Único para posterior acesso ao Bolsa Família, conforme os critérios e as orientações das condicionalidades. Na sede de São Julião obtivemos a marca de 99% na vacina do pré-natal e peso da população beneficiada. Temos somado esforços para alcançar um índice favorável, e assim garantir às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, a permanência neste programa de transferência de renda”, explicou Severiano Gomes.

Os números de São Julião – PI nesta primeira vigência superam os de Teresina, que segundo dados do Ministério da Saúde, foi a capital do Nordeste com a nota mais alta com 69,3% de famílias acompanhadas no primeiro semestre de 2019, seguida pelas cidades de Fortaleza (68,2%), Aracaju (66,7%), João Pessoa (55,2%), Natal (51,75%), Salvador (51,1%), Recife (45,2%), São Luís (44,6%) e Maceió (41,5%).

De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, o acompanhamento deve ser realizado a cada semestre. E para o semestre em curso, compreendido entre os meses de julho a dezembro, as famílias já podem buscar as Unidades Básicas de Saúde para realizar seu acompanhamento. Basta se dirigir à unidade do seu bairro ou região levando seu Cartão de Acompanhamento do Programa Bolsa Família na Saúde, o cartão do Programa Bolsa Família e a caderneta da Gestante, no caso das grávidas.

Veja os dados de São Julião divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias