DestaquePiauí

Conheça 10 lugares ‘desconhecidos’ e 10 ‘conhecidos’ do Piauí que valem a pena ir visitar

O OitoMeia traz uma lista de lugares do nosso estado que você precisa visitar. Além dos pontos turísticos mais conhecidos, mas que muita gente nunca foi pessoalmente conhecer, a lista também traz locais menos visitados, quase que isolados, sobretudo no interior do estado, e prova que o Piauí tem muito o que ser explorado pelos próprios piauienses.

DEZ LOCAIS ‘DESCONHECIDOS’ QUE VALEM A PENA VISITAR

1- LAGOA AZUL (BARRAS)

Lagoa Azul em Barras: águas cristalinas (Foto: Reprodução)

Essas águas cristalinas se encontram aqui no Piauí e tem essa coloração por conta da presença de calcário no fundo, a Lagoa Azul, na cidade de Barras, foi recentemente ‘descoberta’ por turistas. Localizada a 110 km de Teresina. O local fica em uma área particular e a lagoa artificial surgiu com uma exploração de minérios na região, a localidade é uma das mais visitadas no período chuvoso no Norte do Piauí, de janeiro a abril.

Para chegar ao ponto turístico, o visitante que sai de Teresina deve seguir pela PI-212, que liga Barras à Nossa Senhora dos Remédios. No quilômetro 3, logo após a Fazenda Buritizinho, tem a Pedra Grande, é onde inicia a estrada vicinal que vai para as localidades São Bento e Iniga. Ao entrar à direita na estrada, basta andar um quilômetro que chega até a lagoa. A Lagoa Azul fica nas margens da estrada vicinal, a 3 quilômetros do bairro Santinho e totalizando quatro quilômetros do centro de Barras.

2- VALE DOS SONHOS  (UNIÃO)

Balneário Vale dos Sonhos em União (Foto: Reprodução/Instagram: valedossonhospi)

o Balneário Vale dos Sonhos fica na zona rural de União, a localidade fica cerca de 1h30min saindo de carro de Teresina, com uma distância de 78 km. O balneário está numa área privada e contém piscinas com rede de vôlei, piscina com bar, trilhas, rapel, canoagem e tem chalés para hospedar turistas, aos domingos há sempre muitos moradores de União aproveitando para relaxar no local. A natureza prevalece e é ideal para quem quer se refrescar do calor.

Redes sociais: FacebookInstagram

Contato para reservas: WhatsApp: +55 86 99840-9813 / (86) 98863-6932

Localização e Rota (saindo de Teresina)

3- SERRA DE SANTO ANTÔNIO (CAMPO MAIOR)

Serra de Santo Antônio, Campo Maior (Foto: Eduardo Marchão)

 

A Serra de Santo Antônio localizada em Campo Maior é uma ótima opção para os apreciadores de ecoturismo, os mais aventureiros podem subir a escadaria de 1.842 degraus, fazer escaladas, acampar, e os mais tranquilos podem ficar hospedados no Eco Sítio Carnaúba com uma visão privilegiada, além dos passeios mais curtos com o intuito de apreciar a natureza e as piscinas naturais que são encontradas na Serra. Uma boa opção para aqueles que gostam de aventura é a agência Trip Aventureira.

4- POÇO FEIO (VÁRZEA GRANDE)

Poço Feio, em Várzea Grande (Foto: Reprodução / Conheça o Piauí)

O Poço Feio é localizado no povoado Ferreiro, na zona rural de Várzea Grande. Isolado na mata, mas de fácil acesso, o caminho pode ser feito de carro pequeno até as proximidades do poço e depois será necessário uma caminhada curta até encontrar o local e poder curtir a beleza.

5- LAGOA DO TIBAS (LUÍS CORREIA)

Lagoa do Tibas em Luís Correia (Foto: Reprodução/TV Clube)

É claro que as praias são o carro forte do litoral do Piauí, mas nem só da água salgada a região vive. A Lagoa do Tibas, uma descoberta recente para os turistas, chama atenção pelas águas cristalinas localizadas entre as enormes dunas de areia dos Lençóis Piauienses.

6- CACHOEIRA DO SAQUEREMA (CAPITÃO DE CAMPOS)

Cachoeira do Saquarema em Capitão de Campos (Foto: Reprodução/ Conheça o Piauí)

Essa cachoeira é uma forte atração na região Norte do Piauí. O acesso até a Saquarema dura cerca de meia hora para quem sai do centro da área urbana de Capitão de Campos e não é ideal para ser feito em carros pequenos, sendo recomendado o uso de carros 4 x 4. A localidade possui muitas pedras e o acesso é bastante usado para trilhas, especialmente por quem conhece a região.

7- OLHO D’ÁGUA FREI PEDRO (ALTO LONGÁ)

Olho d’água do Frei Pedro, Alto Longá (Foto: Reprodução)

Conhecido por suas águas cristalinas, é um local pequeno mas vem atraindo muitos turistas. Alto Longá fica a apenas 68km da capital Teresina e tem este olho d’água como uma atração especialmente por sua história. Os nativos contam que as águas do olho d’água do Frei Pedro, como ficou conhecido o lugar, seriam capazes de efetuar curas milagrosas, tal como fazia o frei que morreu naquele local, por ocasião da transformação, seus poderes teriam sido absorvidos pela água e muitos dizem que já foram curados ali.

8- CACHOEIRA DO COVÃO (CASTELO DO PIAUÍ)

Cachoeira do Covão, Castelo do Piauí (Foto: Reprodução/conheça o piauí)

A Cachoeira do Covão fica em Castelo, mas seu acesso se dá por Juazeiro, essa cachoeira parece uma escadaria com a água seguindo seu curso pelos degraus, com quedas d’água que vão de 12 a 15 metros de altura, a chegada é por cima da queda d’água e desce, algumas cordas no local ajudam nessa aventura que é muito bem recompensada. A cachoeira ainda tem um balanço em uma árvore que fica quase no meio da queda d´água.

9- SUCAVÃO (PAQUETÁ DO PIAUÍ)

Sucavão, Paquetá do Piauí (Foto: Reprodução/conheça o piauí)

De fácil acesso, o trajeto para esse paraíso de águas cristalinas pode ser feito de carro ou moto, por um caminho de área pública e outro por meio de uma propriedade particular.

10- CACHOEIRA DA BICA (JATOBÁ DO PIAUÍ)

Cachoeira da Bica, Jatobá do Piauí (Foto: Reprodução/conheça o piauí)

A cachoeira da Bica fica a 43km da zona urbana de Campo Maior, mas faz parte da área do município de Jatobá do Piauí. Ela está localizada, no povoado Alto do Meio, na fazenda Bela Vista. Boa parte do trajeto é feito pela estrada asfaltada, que é a PI 115, sendo menor o caminho pela estrada de terra.

DEZ LOCAIS ‘CONHECIDOS’ QUE VALEM A PENA VISITAR

1- BARRA GRANDE (CAJUEIRO DA PRAIA)

Barra Grande, Cajueiro da Praia (Foto: Reprodução/conheça o piaui)

Cajueiro da Praia é um lugar de beleza exuberante e singular, com destaques para as praias Itaim, Sardim e Barra Grande. Localizada a 300 km da capital Teresina, Cajueiro da Praia é um dos municípios em que o turismo nacional mais cresce. A praia de Barra Grande vem atraindo novos visitantes adeptos a esportes, ao ecoturismo, e os apreciadores das belas paisagens e do charme da vila de pescadores.

2- PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA (SÃO RAIMUNDO NONATO)

Parque Nacional Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (Foto: Reprodução)

O Parque Nacional Serra da Capivara abriga os mais antigos vestígios da presença do homem no continente americano e uma das maiores concentrações de sítios pré-históricos do mundo por quilômetro quadrado estão no Piauí. A Serra da Capivara é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, e é um patrimônio histórico e cultural para o Piauí e para o mundo.

3- PARQUE NACIONAL SETE CIDADES (PIRACURUCA)

Parque Nacional de Sete Cidades, localizado entre Piracuruca e Brasileira (Foto: Reprodução)

O Parque Nacional das Sete Cidades é uma unidade de conservação brasileira, localizada em área de transição entre cerrado e a caatinga. O parque reúne sete cidades imaginárias, nome dado a sete grupos de formações rochosas. Os visitantes conseguem apreciar a natureza admirando as cachoeiras, piscinas naturais, olhos-d’água e muitas rochas em formatos históricos, simbólicos, humanos, animais e muito mais.

4- PARQUE NACIONAL SERRA DAS CONFUSÕES (GILBUÉS)

Parque Nacional Serra das Confusões, Gilbués (Foto: Conheça o Piauí)

O Parque Nacional Serra das Confusões é a maior reserva de caatinga do Brasil. De inestimável valor histórico e natural o parque só foi criado em 1998, e aberto para visitação somente em 2015. Ele é o maior parque do Piauí, o maior do Nordeste e o sexto maior em extensão do Brasil. Fica localizado na região conhecida como Serra Vermelha e abrange 12 municípios piauienses, entre eles: lvorada do Gurguéia, Bom Jesus, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Caracol, Cristino Castro, Curimatá, Guaribas, Jurema, Redenção do Gurguéia, Santa Luz e Tamboril do Piauí.

5- CÂNION DO VIANA (BOM JESUS)

Cânion do Viana em Bom Jesus (Foto: Reprodução/Facebook: Conselho Municipal de Turismo de Bom Jesus)

O Cânion dos Viana fica na zona rural de Bom Jesus e tornou-se uma referência para trilhas, aventureiros e fãs do esporte radical. Bom Jesus fica a 635 km ao Sul do Piauí. O turismo na região é bastante incentivado pelo Conselho Municipal de Turismo de Bom Jesus, criado em outubro de 2018 com o apoio da prefeitura.

Redes sociais do Conselho Municipal de Turismo de Bom JesusFacebookInstagram.

6- PEDRO II

Entrada da cidade de Pedro II (Foto: Denis Arias/g1)

Pedro II é uma cidade com charme interiorano que têm sua cultura, história e beleza preservados. Conhecida por ter um clima mais ameno que as outras cidades piauienses, pela opala e pela beleza e preservação de suas casas históricas e uma bela natureza repleta de cachoeiras, alguns pontos turísticos de Pedro II são: Morro do Gritador, Cachoeira do Salto Liso, Memorial Tertuliano Brandão filho, etc.

7- CÂNION DO POTY (BURITI DOS MONTES)

Cânion do Poty, Buriti dos Montes (Foto: Reprodução/ Juscel Reis)

o Canyon do Poty é um paraíso no meio do sertão que reúne rios, pedras, cachoeiras, fendas geológicas, fauna, flora, arte rupestre e pontos ideais para aventuras radicais. O local tem aumentado o número de turistas que o procuram a Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo (Condatur).

8- CACHOEIRA DO XIXÁ (BATALHA)

Cachoeira do Xixá (Foto: Conheça o Piauí)

Cerca de 9km do centro de Batalha e especificamente localizada no povoado Xixá, a cachoeira é formada por paredões de pedras com cerca de 10 metros de altura que formam quedas d’água e dão origem a uma estonteante piscina natural. Para acessar essa paisagem é preciso percorrer 3km de estrada de terra e caminhar por uma trilha de apenas 300 metros.

9- CACHOEIRA DO URUBU (ESPERANTINA)

Cachoeira do Urubu, Esperantina (Foto: Reprodução)

Conhecida por sua beleza e imponência natural a Cachoeira do Urubu têm esse nome porque, no curso do Rio Longá, os peixes ficam presos nas formações rochosas e atraem o urubu-rei. O volume e a força da cachoeira se tornam maiores na época de chuvas, virando um verdadeiro espetáculo da natureza.

10- OEIRAS

Oeiras (Foto: Juscel Reis)

Oeiras foi a primeira Capital do Piauí e é repleta de história e cultura. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan), Oeiras apresenta elementos de diversas correntes arquitetônicas, como luso-brasileira, arquitetura do imigrante e eclética. Alguns de seus principais pontos turísticos são: Museu de Arte Religiosa de Oeiras, Morro do Leme, Teatro de Oeiras, etc. Uma cidade com essa preservação histórica faz valer a visita, através de um enriquecimento cultural e histórico para piauienses e ao público geral.

Essa matéria tem o intuito de destacar as belezas do Piauí através da arte, cultura, natureza e principalmente o turismo, celebrando esses 201 anos de história.

Fonte: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias