MunicípiosPiauí

Cinco cidades do Piauí registram os maiores volumes de chuva do país

 (Foto: Reprodução)

Cinco cidades do Piauí registraram os maiores volumes de chuva nas últimas 24h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de mais chuva para 196 municípios nesta segunda-feira (6) até a manhã de terça-feira (7), ficando de fora apenas o extremo Norte do estado.

Segundo o instituto, até as 8h desta segunda-feira, cinco cidades do Piauí registraram mais de 40 mm de precipitação. Em primeiro lugar apareceu Floriano com 75,8 mm.

O climatologista Werton Costa afirmou que as chuvas estão ocorrendo devido a uma frente fria que está passando de forma temporária pelo estado, e que por isso choveu o previsto para dois meses em alguns municípios.

“Nós temos condições atmosféricas regidas por sistema frontal. A gente entende por sistema frontal um sistema episódico. É uma frente fria. Então, quando ela passa, ela faz o transporte de umidade do Atlântico Sul para o interior do Nordeste. Essa umidade em contato com o nosso calor é que forma as nuvens de temporal. Muito bem-vindas, por sinal. Muita chuva. Chuva boa no sertão que estava precisando. É a chuva do mês. Aliás, é a chuva de dois meses, pois ultrapassou todas as metas de novembro. Já alcançando o próximo da meta de dezembro, pela quantidade de chuva que caiu em alguns municípios, principalmente Canto do Buriti”, destacou.

Previsão do tempo para hoje

Para hoje, o Inmet informou que o Piauí tem 196 municípios com alerta amarelo e laranja para chuvas intensas. São 104 cidades em alerta laranja e 92 em alerta amarelo até às 10h de terça-feira (7), quando será emitido um novo boletim.

Os municípios que estão em alerta laranja estão localizados no Sudoeste, Centro-Norte e Sudeste Piauiense, com previsão de chuva entre 30 a 100 mm/dia, e ventos intensos de 60 a 100 km/h. Existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Foto: Inmet

Já os que estão em alerta amarelo a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm a 50 mm/dia, e ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Apesar da previsão de chuva em alguns municípios, as temperaturas em algumas cidades devem chegar a 38° C.

Veja a temperatura máxima prevista em algumas cidades:

  • Teresina com máxima de 38° C
  • Parnaíba com 37 °C
  • Campo Maior com 38 ° C
  • Uruçuí com 27° C
  • Corrente com máxima de 30° C
  • Picos com 36° C
  • Floriano com 31° C
  • São João do Piauí com 33° C
  • São Raimundo Nonato com 32° C

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias