São Julião

Saúde de São Julião promove dia de mobilização contra o sarampo; veja fotos

Saúde de São Julião promove dia de mobilização contra o sarampo

A Prefeitura Municipal de São Julião – PI, na Gestão do Prefeito Dr. Jonas, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu durante todo o dia de sábado, 21 de setembro, uma campanha de mobilização contra o sarampo. Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

A ação em São Julião – PI foi realizada no Centro de Saúde Luis Gonzaga da Rocha e mobilizou toda a população da sede e da zona rural que compareceu em massa devido os noticiários no rádio, TV e internet constantemente alertarem que a doença está voltando no Brasil, inclusive tendo sido notificados alguns casos no estado do Piauí.

Ação mobilizou todo o município

De acordo com subsecretário de Saúde, Severiano Gomes, durante a mobilização, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde trouxeram para a população de São Julião – PI orientações sobre o sarampo, análise e atualização da caderneta de vacinação e também a aplicação da vacina tríplice viral.

“A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que serve também contra a caxumba e a rubéola. Todos os três componentes desta vacina obrigatória são altamente imunogênicos e eficazes, dando imunidade duradoura por praticamente toda a vida. A proteção inicia-se cerca de duas semanas após a vacinação”, explicou o subsecretário.

População compareceu em massa

O subsecretário parabenizou o Prefeito Dr. Jonas e toda a equipe da Saúde pela ação desenvolvida: “A mobilização superou todas as expectativas. A participação da população foi muito boa, eram muitas as pessoas que vieram nos procurar preocupadas com a doença. Parabenizar o Prefeito Dr. Jonas pelo zelo e cuidado para com o povo de São Julião e a toda a equipe da Secretaria de Saúde pelo empenho e dedicação junto a atenção básica de nosso município”, disse Severiano Gomes.

A intensificação contra o sarampo no município continua pelos próximos dias no Centro de Saúde e também nos Postos de Saúde da zona rural. Para receber a vacina é preciso comparecer trazendo o cartão do SUS e a caderneta de vacina. As pessoas que já foram ou estão vacinadas não precisam se vacinar novamente.

Saúde de São Julião promove dia de mobilização contra o sarampo

Veja imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias