Pio IX

Secretaria de Educação de Pio IX realiza Jornada Pedagógica 2021

Secretaria de Educação de Pio IX realiza Jornada Pedagógica 2021

A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou dias 08 e 09 de março, a Jornada Pedagógica 2021. Com o tema “Inovar para Educar”, a secretaria buscou fomentar discussões sobre os desafios no tempo presente, a necessidade de reinvenção dos processos formativos, bem como de estratégias de aprendizagem e seu contexto durante a pandemia.

Neste ano, dada a situação de pandemia, enfrentada por todos, o município estruturou o evento de forma semipresencial, na perspectiva de garantir a segurança dos colaboradores e demais sujeitos interessados.

Evento contou com dias bastantes produtivos

Programação de segunda-feira, 08 de março

Na segunda-feira, 08 de março, o evento teve início por volta das 8h com uma série de homenagens por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

A Secretária de Educação, Clebiana Telles, reforçou a importância do respeito para com os alunos e a busca por novas estratégias para aprimorar a aprendizagem nesse momento e agradeceu o corpo docente pelos esforços para levar a melhor educação durante a pandemia. Já a professora e vereadora, Eliane Bezerra, ressaltou a valorização dos profissionais do município e apresentou a programação do evento.

Na segunda, 08 de março, evento contou com uma série de homenagens por ocasião do Dia Internacional da Mulher

Pela manhã, além das homenagens em alusão ao Dia Internacional da Mulher, com a participação da cantora Shirlany Rocha, que a abrilhantou o evento com sua linda voz, teve também as palestras com a psicóloga, Erisnete Alencar, com o seu vasto histórico acadêmico e a advogada e assessora especial da Prefeitura, Eristânia Gonçalves, sobre temas relacionados à história, conquistas, motivação e empoderamento feminino.

Na parte da tarde, o evento retornou discutindo os desafios do ensino híbrido durante a pandemia. Para evitar a aglomeração, estiveram presentes no auditório da secretaria de educação apenas coordenadores e a diretoria técnica. Os demais que compõem o corpo docente acompanharam pelo YouTube.

A Secretaria Municipal de Educação de Pio IX informou que o canal na plataforma YouTube continuará sendo utilizado como apoio pedagógico e suporte aos profissionais de educação com a produção de conteúdos específicos.

Programação de terça-feira, 09 de março

Programação de terça-feira, 09 de março

Nesta terça-feira, 09 de março, a Abertura do evento ficou por conta do professor e especialista em mídias digitais, Grasiane Sá, que abordou a temática sobre Tecnologia alinhada à prática pedagógica e seus benefícios para a aprendizagem.

Logo em seguida, Juliana Coelho que é professora especialista em Libras e Educação Infantil, palestrou sobre Educação Especial na perspectiva de Educação Inclusiva.

Paloma Alencar, nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Esportiva e Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) fechou o último bloco da manhã falando sobre agricultura familiar e saúde na merenda escolar e o processo educativo.

Mesmo virtual, o encerramento contou com uma rica discussão entre a professora Luciene Amorim, o presidente da CNTE, Heleno Araújo e o presidente APEOC e da FETENE e Anízio Melo que é Coordenador da Frente Norte/Nordeste. O três discorreram sobre o novo FUNDEB e os precatórios do FUNDEF, trajetória e conquistas, atual cenário.

Durante as discussões houve bastante interação e participação no chat da transmissão com perguntas e respostas.

Mesclando com a transição das palestras, houve apresentação cultural com os músicos piononenses Kennedy Arrais e seu pai, Osmando Arrais.

A Jornada Pedagógica 2021 reuniu aproximadamente 250 servidores, desde docentes que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos – EJA, bem como gestores e não docentes que atuam no âmbito escolar. A programação virtual aconteceu durante dois dias e continuará agora por pequenos grupos nas Unidades Escolares de 10 a 12 de março.

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias