Municípios

Mistério: sangue de avoantes mortas em município do Piauí é coletado para exames laboratoriais

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) segue acompanhando diariamente, através de sua coordenação de vigilância ambiental, o caso das aves mortas no município de Milton Brandão. Na última semana, técnicos dos setores de vigilância ambiental e vigilância epidemiológica da Sesapi se deslocaram até o município para fazer análise da situação e coleta de material para análise laboratorial.

Mauro Barbosa, sanitarista e técnico da coordenação de vigilância ambiental da Sesapi,fez parte da equipe que se deslocou até a cidade e explica que o acompanhamento da situação é constante e agora as coordenações de vigilância aguardam os resultados dos exames laboratoriais que estão sendo feitos nas amostras coletadas.

    Divulgação / Sesapi

“Na última semana nossa equipe técnica foi até a cidade de Milton Brandão e junto das equipes de estratégia da saúde da família do município visitamos as localidades onde foram identificadas a presença de aves, do tipo avoantes, mortas. Coletamos sangue, aves inteiras e encaminhamos esse material para o Lacen, Universidade Federal do Piauí e também para o Instituto Evandro Chagas”, explicou.

    Divulgação / Sesapi

O técnico ressalta ainda que as equipes não identificaram nenhum caso relacionado a humanos do município e que as áreas técnicas da Sesapi aguardam os resultados dos exames para ter mais informações sobre a causa da morte das aves.

    Divulgação / Sesapi

“Nós pedimos a tranquilidade da população, a vigilância ambiental está trabalhando em conjunto com a vigilância epidemiológica neste caso. Não identificamos nenhum caso relacionado com os humanos, mas mantemos a vigilância constante para qualquer alteração nesse cenário. No momento aguardamos os resultados dos exames laboratoriais, com eles poderemos ter uma visão mais precisa sobre a causa”, explica Mauro.

    Divulgação / Sesapi
    Divulgação / Sesapi
    Divulgação / Sesapi

Fonte: 180graus

Matéria relacionada

Mistério: morte de centenas de pássaros intriga moradores de município do Piauí; veja fotos e vídeo

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias