EducaçãoMunicípios

Seis cursos da Universidade Federal do Piauí têm nota máxima no Enade

Seis cursos da Universidade Federal do Piauí têm nota máxima no Enade

Os cursos de Enfermagem, Odontologia, Engenharia Civil, Farmácia, Arquitetura e Urbanismo e de Medicina de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí (UFPI) obtiveram nota máxima, 5, no Exame Nacional do Ensino Superior (Enade), divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), nesta terça-feira  (20).

O Conceito Enade tem como base um procedimento bastante estabelecido na estatística, chamado afastamento padronizado. A nota final do curso depende de duas variáveis, a saber: o desempenho dos estudantes concluintes na Formação Geral e o desempenho dos estudantes concluintes no Componente Específico; a nota final da IES, em um determinado curso, a média ponderada da nota padronizada dos concluintes no Componente Específico e da nota padronizada dos concluintes na Formação Geral.

A parte referente ao Componente Específico contribui com 75% da nota final, enquanto a referente à Formação Geral contribui com 25%, em consonância com o número de questões da prova, 30 e 10, respectivamente. A seguir, são indicados os diferentes intervalos de notas possíveis e a distribuição dos cursos por conceito, correspondente a esses intervalos.

Os conceitos utilizados no Enade variaram de 1 a 5 e, à medida que esses valores aumentam, melhor é o desempenho no Exame. Dentre as notas divulgadas pelo Inep, o curso de Agronomia, da UFPI de Uruçuí, teve a menor nota,  que foi 1.

Enade 

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias