Destaque

Semar alerta para “patamar gravíssimo” de temperatura e umidade no Piauí

Foto: Arquivo Cidadeverde

Piauienses não estão errados ao afirmarem que  o calor está insuportável. Boletim da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar) mostrou que nessa quarta-feira  (7) a cidade de Bom Jesus, no Sul do Estado, registrou temperatura de 41,9ºC[a maior do Piauí neste ano] e índice de 9% de umidade relativa do ar.

Sônia Feitosa, gerente de Hidrometeorologia da Semar, alerta que, neste mês de outubro, todo Piauí tem registrado altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Para esta sexta-feira (9) a previsão é de que a temperatura em algumas cidades chegue a 41ºC.

“É um patamar gravíssimo. De perigo para a saúde humana, animal e de risco de incêndios florestais. O Piauí está com umidade e temperatura de deserto”, alerta Sônia.

A população pode sofrer com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. A gerente explica ainda que, apesar destas condições, apenas os “reflexos” da onda de calor atingiu o Piauí.

A Semar alerta que os níveis de umidade relativa do ar no Piauí podem diminuir mais anda nos próximos dias. “Essa redução torna-se agravada com condições meteorológicas marcadas por altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar”, explica a secretaria.

Previsão para sexta

Nesta sexta-feira(9) as cidades do Sudoeste do Piauí devem ter umidade relativa do ar abaixo de 15%. As temperaturas vão variar entre 24°C a 41°C.

Nas regiões Norte, Centro-norte e Sudeste a previsão é de umidade relativa do ar em torno de 20% e temperatura mínim de 22°C e máxima de 40°C.

Em Teresina a previsão é de  temperatura máxima de 40°C e a umidade relativa do ar 19%.

Izabella Pimentel
[email protected] 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias