Pio IX

Semec de Pio IX realiza a V Conferência Municipal de Educação

Semec de Pio IX realiza a V Conferência Municipal de Educação

Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira. Com base no tema da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2022), a Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou durante todo o dia de terça-feira (12), a V Conferência Municipal da Educação.

A referida conferência aconteceu no auditório da SEMEC – PIO IX e contou com a participação de vários segmentos e diferentes setores da sociedade, especialmente membros da comunidade escolar e representantes da sociedade civil organizada.

Crianças e adolescentes da rede municipal e privada em apresentação cultural durante a conferência

Durante a abertura, crianças e adolescentes da rede municipal e privada realizaram uma apresentação cultural ressaltando a importância de viver em harmonia e somar forças em torno de um bem comum.

O evento contou também com a exibição de um videoclipe destacando os atores da rede municipal, a beleza da rotina nas escolas no desenvolvimento da aprendizagem e do afeto dentro da comunidade escolar. A cantora Shirlany Rocha deu voz a música. Veja vídeo abaixo!

Logo em seguida a palavra foi facultada às autoridades presentes. A secretária Municipal de Educação, Clebiana Telles, anunciou boas-vidas, a exemplo do transporte escolar fechado para todas as crianças do município, e destacou a importância da conferência para a educação municipal.

Secretária Municipal de Educação, Clebiana Telles

“Hoje é um dia muito importante para a gente observar as metas do Plano Municipal de Educação, monitorar, discutir, propor, e é um momento de grande valia para a educação do nosso município. Nós sabemos dos grandes desafios da aprendizagem dos nossos estudantes. Vivemos tempos difíceis, mas Deus tem nos abençoado grandemente.  Agradecer a cada educador aqui presente, professor, professora, a cada gestor de escola, equipe de apoio escolar. Agradecer minha equipe que tem trabalhado constantemente para que tudo seja executado como planejado”, discursou a secretária.

A professora e vereadora Eliane Bezerra disse em sua fala que a conferência de educação é um momento democrático e importante onde cada um pode dar a sua contribuição.

Professora e vereadora Eliane Bezerra

“Gostaria de salientar a importância da sociedade de se fazer presente nesse momento, e não só as pessoas que integram a educação. Assim, poderão discutir, inferir, sugerir as mudanças do plano. O plano já vigente também deve ser observado quanto a sua execução. E também chamar atenção para três aspectos peculiares, que é a educação no campo, educação técnica profissionalizante e a educação inclusiva”, destacou a vereadora.

A educadora e advogada Dra. Eristânia Goncalves, evidenciou que a conferência municipal de educação irá contribuir para a elaborar o novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Em sua fala, ela destacou que o nosso país possui um alto número de analfabetos e a pandemia alavancou ainda mais a taxa de evasão escolar ocasionando outros prejuízos. O PNE, que vem sendo construído deverá propor, segundo a advogada, novas estratégias para que a educação brasileira supere, em tempo hábil, os danos causados.

Educadora e advogada, Dra. Eristânia Goncalves

“A educação de qualidade e inclusiva livra a sociedade de mentiras e tentativas de manipulações, especialmente com intenções de poder sem limite, gera oportunidades de crescimento e participação efetiva e eficaz no destino de uma pessoa, uma família, um município, um pais”, destaca a advogada em um dos trechos de sua fala.

Logo em seguida, o regimento interno da conferência foi lido pela professora e sindicalista Luciene Amorim. Posto em votação, foi aprovado por unanimidade.

Para encerrar a parte da manhã, a V Conferência Municipal da Educação de Pio IX contou com uma palestra ministrada pelo educador Francisco das Chagas Ferreira, que trouxe explicações contextualizadas sobre o tema da CONAE 2022 e reiterou a importância e a contribuição de cada um dos participantes nos debates e proposições ali apresentados.

Palestrante, Francisco das Chagas Ferreira

Os trabalhos prosseguiram na parte da tarde onde os participantes se dividiram visando contribuir com os eixos temáticos, construindo coletivamente um relevante debate em torno de questões relacionadas às políticas públicas da educação e a efetiva participação de toda a sociedade como responsável direta pela efetivação da qualidade, equidade e a devida inclusão, no sistema educacional brasileiro. Dessa forma, a CONAE 2022, a partir das propostas definidas em cada conferência (municipal, estadual e distrital), objetiva alcançar as mudanças significativas e positivas em todas as modalidades de ensino.

Sempre norteada pelas orientações do Fórum Nacional de Educação, a Conferência Municipal foi dividida em três eixos temático que, além de servir de base para a construção do Plano Nacional que vigorará de 2024 a 2034, avaliou o cumprimento e a eficácia de metas e estratégias dos atuais planos, nas esferas federal e municipal.

Ao final da conferência foram eleitos os delegados que vão representar o município de Pio IX na conferência estadual e, possivelmente, na nacional.

Prefeitura de Pio IX realiza V Conferência de Educação e debate inclusão, equidade e qualidade na educação no âmbito municipal

Presenças

Participaram da V Conferência Municipal da Educação, a secretária de Educação de Pio IX e presidente do Fórum Municipal de Educação, Clebiana Telles; a professora e vereadora Eliane Bezerra; a assessora jurídica da Prefeitura de Pio IX, Dra. Eristânia Gonçalves; a supervisora de ensino da rede municipal, Alexsandra Rivoneide; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Wdiglesia; o supervisor da rede estadual de ensino, José Francisco; a presidente da Câmara de Vereadores de Pio IX, Domitília Lopes; o vereador e professor José Miguel; a representante do Ministéro Público, Sara Lanna de Alencar Silva, dentre outros membros da comunidade escolar, de várias outras instituições e, mais especificamente, da sociedade civil organizada.

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias