São Julião

Setembro Amarelo: Em São Julião, Gestão Dr. Jonas realiza um mês de campanha em valorização da vida; veja as fotos

Gestão Dr. Jonas realiza um mês de campanha em valorização da vida

A Prefeitura de São Julião – PI, na gestão O Povo em Primeiro Lugar, do prefeito Dr. Jonas, promoveu durante todo o mês de setembro, a Campanha Setembro Amarelo, que tem como foco principal a “Valorização da Vida”, movimento que acontece em todo o mundo e que visa a prevenção ao suicídio. A campanha é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem como secretária a primeira dama Késsia Ramos de Alencar, e contou com o apoio da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde.

Durante todo o mês de setembro, os profissionais visitaram as escolas da sede e zona rural do município e promoveram rodas de debates e palestras trazendo de forma responsável e séria o tema do suicido e alertando a todos a terem um olhar especial de acolhimento para aqueles que estão enfrentando a depressão, doença silenciosa que pode até em casos mais graves, levar ao suicídio.

Equipe CRAS na campanha de valorização a vida

Todos os trabalhos desenvolvidos pela Gestão Dr. Jonas através de suas diversas secretarias estiveram voltados pela temática do Setembro Amarelo. A Equipe CRAS desfilou de amarelo por ocasião do Desfile Cívico alusivo ao 07 de setembro, em homenagem a independência do Brasil. Os trabalhos de acompanhamento da Assistência Social com as mães gestantes, idosos da Capoterapia, Criança Feliz, SCFV e Conselho Tutelar também aderiram e trabalharam a temática. As escolas municipais da sede e zona rural discutiram ao longo do mês sobre o combate ao suicídio e receberam profissionais da Assistência Social e da Saúde que promoveram palestras e rodas de conversas com os adolescentes.

A Secretaria de Saúde também se envolveu bastante com a temática durante todo o mês de setembro, os atendimentos no Centro de Saúde Luis Gonzaga da Rocha e nos postos de Saúde da zona rural aderiram ao movimento de valorização da vida e promoveram diversas palestras com a temática. Durante o projeto Saúde na Comunidade, este mês realizado em Macambira, a equipe de profissionais discorreu sobre o assunto com a população atendida naquela localidade.

Saúde na Comunidade na localidade Macambira

Sobre o Setembro Amarelo

O Brasil criou em 2015, o  Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. A iniciativa é do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O objetivo é promover eventos que tenham  espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão. Durante o mês da campanha, é comum que locais públicos sejam iluminados com a cor amarela.

O suicídio é tratado como um problema de Saúde pública e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo, sendo esta a segunda principal causa de morte entre indivíduos com faixa etária de 15 a 29 anos. Além disso, um estudo realizado em 2002, por José Manoel Bertolote, pesquisador na área, afirma que 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais tratados indevidamente ou não tratados de forma alguma.

Veja imagens da campanha em São Julião:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias