Pio IX

ACS de Pio IX é destaque em revista da Fiocruz por usar literatura de cordel no combate à Covid-19

ACS de Pio IX é destaque em revista da Fiocruz por usar literatura de cordel no combate à Covid-19

A agente comunitária de saúde Maria Marilene, do município de Pio IX, distante a 444 km da capital Teresina, é um dos destaques da Revista Radis, da Fiocruz, em sua edição 225, lançada no mês de junho deste ano em todo o Brasil.

A piononeense encapa quatro páginas da revista nacional com o título: “ACS trovadora”, onde utiliza da literatura de cordel para ensinar como moradores devem se proteger do coronavírus.

“Quando percebeu que a população da pequena Pio IX, no interior do Piauí, estava ficando mais confusa do que informada com as notícias que chegavam sobre a pandemia de covid-19, a agente comunitária de saúde Maria Marilene do Monte Carvalho não hesitou: reuniu conhecimento técnico e sabedoria popular para compor as 12 estrofes do cordel #Fiqueemcasa. Em versos claros feito água, o histórico do vírus, os sintomas da doença, as orientações e protocolos de segurança pareciam muito mais fáceis de assimilar. Marilene começava ali a quebrar a barreira junto a uma parte das 167 famílias que ela acompanhava”, cita um dos trechos da revista.

Secretário de saúde, Francisco Erdiumar Vieira (Babá),

Para o secretário de saúde, Francisco Erdiumar Vieira (Babá), a ACS Maria Marilene além de uma excelente profissional, coloca o município de Pio IX num lugar de destaque.

“Costumo dizer que na Secretaria Municipal de Saúde de Pio IX contamos com uma equipe digna de ganhar Copa do Mundo. Todos muito competentes e dedicados. A agente comunitária de saúde Marilene sempre foi destaque devido seu talento, esforço e dedicação à profissão, e hoje colhe esses frutos e ainda colherá muito mais. A parabenizo e afirmo que sinto muito orgulho da mesma por tamanho talento”, disse o secretário.

Veja prints da revista:

Leia a revista completa: Revista Radis

Matéria relacionada:

Pio IX | Agente de saúde usa literatura de cordel para comemorar vacinação de idosa de 101 anos contra a Covid-19 e vídeo viraliza na internet

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias