MunicípiosPiauí

Policial civil é punido após cobrar R$ 400 para devolver celular roubado à proprietária no Piauí

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) suspendeu por 90 dias um policial civil, suspeito de cobrar R$ 400 para “agilizar” a devolução de um celular roubado ao seu real proprietário. O caso aconteceu há pouco mais de dois anos.

Naquela ocasião, o celular havia sido localizado no município de Anapu, no Pará. O policial então teria informado ao marido da vítima que, por ser um local de “difícil acesso”, o valor seria repassado a um agente daquele estado para realizar o traslado até Teresina.

No relatório do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), a comissão avaliou que, com base nas oitivas das testemunhas e documentos, o servidor “agiu violando a dignidade da função policial, exercendo conduta incompatível com a probidade administrativa”.

A irregularidade só foi descoberta após um delegado comunicado ao marido da vítima que esse procedimento não existia. O policial então efetuou a devolução do valor transferido para sua conta bancária, pediu desculpas ao casal e pediu que não denunciassem o caso.

Na decisão, assinada pelo secretário Chico Lucas, destaca-se que a atitude “causou escândalo e concorreu para o comprometimento da função policial, configurando em conduta inadmissível para um profissional de segurança pública”

“VÊ-SE, DIANTE DO ARCABOUÇO PROCESSUAL, A GRAVIDADE DOS FATOS, AINDA QUE A VÍTIMA TENHA RECUPERADO O CELULAR E O POLICIAL PROCESSADO TENHA DEVOLVIDO A QUANTIA, POIS SE VERIFICOU QUE O REFERIDO SERVIDOR MACULOU A IMAGEM A INSTITUIÇÃO POLÍCIA CIVIL, DEMONSTRANDO UMA CONDUTA ÍMPROBA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO”, RESSALTA O DOCUMENTO.

Cidadevede.com apurou que o policial já havia recebido advertências e outras punições da Corregedoria de Polícia Civil do Piauí (PC-PI). Com a suspensão, ele deve entregar a arma funcional, insignia e todos os itens de identificação profissional em 24 horas.

Além dos três meses sem receber salário, a nova punição irá constar na ficha profissional do policial e ser considerada como agravante em novos procedimentos administrativos que por ventura sejam instaurados contra ele.

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias