DestaqueNotícias

Jaguatirica em extinção é atropelada em trecho da BR-020 no Sul do Piauí

Uma jaguatirica, ou gato do mato, da espécie Leopardus pardalis, foi atropelada por um veículo ainda não identificado na região Sul do Estado do Piauí, entre os Parques Nacionais da Serra da Capivara e das Confusões. A perda é inestimável, pois trata-se de uma espécie em risco de extinção em todo o Brasil.

O animal foi morto em um trecho da BR-020, próximo às cidades de São João do Piauí, Coronel José Dias e São Raimundo Nonato, região que mesmo com tantos animais em risco, não possui placas adequadas de sinalização para a circulação de animais, assim como em todo o resto do Piauí.

Foto: Reprodução

Para Jacqueline Lustosa, ambientalista do Instituto Cágado de Barbicha, o diagnóstico é de crime ambiental. “Sinceramente, é um animal que está na lista de extinção devido ao desmatamento. Ele perde o habitat que necessita. Estou impressionada porque é um animal que corre muito, e para esse animal ser atropelado é porque o motorista atropelou de propósito”, conta Jacqueline Lustosa.

É lamentável porque é um animal que pode deixar de existir. Nós precisamos de sinalização e conscientização. É preciso informar a lei, o artigo 29 dos crimes ambientais. A Lei 9.605, que proíbe as pessoas de matarem e perseguirem animais silvestres ou domesticados. Eu estou chocada. A pessoa que atropelou, foi de propósito”, ressalta Jacqueline.

Procurada pela reportagem para comentar a ausência de placas, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PI) não atendeu aos telefonemas da reportagem.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias