DestaqueGeral

Trajetória de neurocirurgião do Piauí vira destaque em quadro da Rede Record; assista

Nascido em Campo Maior, distante 84 km de Teresina, o neurocirurgião Wellingson Paiva foi destaque da série “Médico Genial”, exibida pela Rede Record na noite de segunda-feira (13/05). O quadro conta histórias de médicos brasileiros reconhecidos internacionalmente pelo pioneirismo em técnicas e resolutividade no diagnóstico de pacientes graves.

A reportagem acompanhou a rotina do médico, recebendo pacientes de toda América Latina.

Trajetória de neurocirurgião piauiense ganha destaque em série sobre médicos da Rede Record (Foto: Reprodução)

Wellingson Paiva, atua no Hospital das Clínicas de São Paulo, e faz 300 cirurgias de cabeça e coluna cervical por ano. Com 39 anos, ele ganhou um prêmio da Federação Nacional de Neurocirurgia, dois prêmios da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, 3 livros e publicou mais de 150 artigos em revistas de circulação internacional.

O sonho de virar médico veio aos 7 anos, quando foi atendido em um hospital público de Campo Maior. Vivendo uma infância simples, a inteligência e dedicação do piauiense chamou atenção de escolas particulares, oferecendo-o bolsas de estudo.

No Ensino Médio, acabou aprovado para Medicina na Ufpi, mas não tinha recursos financeiros para ficar sozinho na capital.

Dr. Paiva atua no Hospital das Clínicas de São Paulo, um dos maiores da América Latina (Foto: Reprodução)

Assim, no ano seguinte, ele foi aprovado na Universidade de Brasília (UNB) e se mudou para a casa dos tios, que já viviam lá. Após a graduação, Paiva virou residente em São Paulo e se especializou em Neurologia, onde atua até hoje. No Hospital das Clínicas, ele atua na remoção de tumores cancerígenos e diagnosticando casos de alta complexidade.

Nos fins de semana, o piauiense coordena o plantão do hospital, atendendo casos de traumatismo craniano que chegam à emergência do HC-SP. Segundo ele, a maioria dos casos são provocados por acidentes de trânsito e violência urbana.

Dr. Paiva faz até 300 cirurgias de alta complexidade por ano (Foto: Reprodução)

Assista a reportagem abaixo:

Fonte: Oito Meia
Vídeo: Reprodução Repórter R10

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias