Destaque

Harvard aponta alimento comum na mesa de brasileiros prejudicial à saúde

Universidade de Harvard recentemente divulgou um estudo que aponta uma questão sobre a alimentação cotidiana: o arroz branco pode não ser benéfico à saúde, especialmente para aquelas pessoas acometidas pela diabetes.

O grão famoso é um dos alimentos mais consumidos do Brasil e está presente todos os dias nas refeições essenciais, como o almoço, mas pode não ser a opção mais saudável.

O arroz branco pode não ser benéfico à saúde, especialmente para aquelas pessoas acometidas pela diabetes | Reprodução: Internet

O que torna o alimento um vilão? 

Segundo os autores do estudo, o arroz branco é um produto que, durante seu processo de industrialização, passa por uma etapa de refinamento no qual é retirada a casca, resultando na perda de fibras, minerais e vitaminas e apenas o amido é preservado. Com, seu conteúdo é bastante rico em carboidratos, com cerca de 28,2 gramas em cada 100 gramas de arroz branco.

Esse alto consumo de carboidratos pode causar alterações significativas nos níveis de açúcar no sangue. A pesquisa ainda aponta que o consumo de uma refeição ou lanche que possua uma alta quantidade de carboidratos, como o arroz branco, tem praticamente o mesmo impacto no organismo que a ingestão de açúcar de mesa puro.

Foto: Reprodução

“Causa um aumento rápido e alto no açúcar no sangue”, diz a publicação.

Essa variação no nível de açúcar no sangue pode ser especialmente prejudicial para pessoas com diabetes, que devem manter essa taxa controlada para evitar complicações na saúde. A conclusão do estudo, então, é que pessoas com diabetes evitem o consumo do grão.

Opções para substituir o arroz branco

Os cientistas por trás da pesquisa aconselham a substituição do arroz branco por outras opções de alimentos que possam ter um efeito menos intenso nessa variação de açúcar, como quinoa, legumes, cenouras, vegetais verdes sem amido e outros grãos não refinados.

“Optar por fontes saudáveis de carboidratos pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e o peso. Além disso, está relacionado com um menor risco de doenças cardíacas e de certos tipos de câncer”, diz o artigo da universidade.

No entanto, é importante ressaltar que para manter uma alimentação saudável e balanceada, é necessário considerar a individualidade de cada organismo e, sempre que possível, buscar orientação de um profissional da saúde, como um nutricionista. Além disso, os resultados não indicam, necessariamente, que você nunca mais deve consumir o arroz, mas sim que é importante ter moderação e equilibrar com outros alimentos, como o feijão. Isso porque tudo depende de um contexto diário da alimentação.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias