Destaque

10 fatos sobre Janja: saiba quem é a nova primeira dama do Brasil

Quem é Janja?

Quem é Janja?

Rosângela Lula da Silva, conhecida popularmente como Janja, é uma socióloga brasileira filiada ao Partido dos Trabalhadores. É a terceira esposa do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Sendo assim, a partir do dia primeiro de janeiro ela será a primeira dama do governo brasileiro.

No PT desde os 17 anos

No PT desde os 17 anos

É filha do comerciante aposentado José Clóvis da Silva e da dona de casa Vani Terezinha “Têre” da Silva, sendo a mais nova de dois irmãos. Mudou-se para Curitiba ainda na infância e filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1983, quando tinha apenas 17 anos.

Início do relacionamento

Início do relacionamento

Janja e seu marido Lula começaram o relacionamento em abril de 2018. Após a prisão de Lula, ela o visitava com frequência na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba, tendo a primeira visita ocorrido no Dia dos Namorados de 2018.

Casamento

Casamento

No dia 17 de maio de 2022, foi anunciado que Lula e Janja iriam casar-se no dia seguinte, o que ocorreu em uma casa de festas de São Paulo. O casal estabeleceu residência em um sobrado de 700 m² alugado no bairro Alto de Pinheiros, na capital paulista.

O vestido...

O vestido…

No casamento, Janja chamou atenção com o modelo do vestido que usou. Exclusivo, foi confeccionado pelas bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, de Seridó, no Rio Grande do Norte.

Religião

Religião

Em entrevista a Maju Coutinho,  na Rede Globo, Janja disse que foi atacada em razão da religião. “Ter sido atacada por conta disso não me diminui. Pelo contrário, eu acho que ser ligada a uma religião de matriz africana só me dá orgulho. Talvez isso represente um pouco do que é os brasileiros e as brasileiras. Sabe? Eu sou aquela pessoa que me emociono na missa, com a fala do padre, e também me emociono com o tambor. Também me emociono com um hino de louvor a Deus. E muitas pessoas disseram para mim: ‘Você precisa apagar aquela foto’. Tem uma foto minha no Instagram com algumas imagens de orixás. Eu não vou apagar. Aquilo também me representa”, disse.

Idade

Idade

Rosângela da Silva nasceu em 27 de agosto de 1966, em União da Vitória, no Paraná. Ela completou 56 anos e é do signo de virgem.

No Instagram

No Instagram

Janja abriu o Instagram. Para a Rede Globo, ela disse que queria mostrar o que o povo queria ver. “Eu decidi abrir o meu Instagram muito com receio, mas era uma coisa que eu tinha que fazer porque as pessoas tinham curiosidade de conhecer. Não de conhecer a Janja, mas de conhecer quem era a mulher que estava ao lado do Lula. Eu não consigo ainda trabalhar muito bem. Bem, assim do ponto de vista de o que está acontecendo”, revela.

Aposentada

Aposentada

Janja trabalhava na Eletrobrás, no Rio de Janeiro, mas retornou a Curitiba e se aposentou, aos 53 anos.

Como começou o namoro?

Como começou o namoro?

Janja disse que a iniciativa partiu de Lula. “Ele pediu meu telefone para alguém”, revelou a futura primeira dama.

Fonte: Lucrécio Arrais/Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias