A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), lançou o edital que regulamenta o processo seletivo para cursos de licenciatura na modalidade a distância. Ao todo, 1.550 vagas estão sendo ofertadas em 26 polos presenciais, abrangendo municípios de todas as regiões do estado.
As oportunidades são para os cursos de Pedagogia, Letras (Português, Inglês e Espanhol), História e Matemática. As vagas estão distribuídas entre cidades como Floriano, Uruçuí, Altos, Buriti dos Lopes, Itainópolis, São José do Peixe, Piracuruca, Simplício Mendes, Monsenhor Gil, Simões, Piripiri, Angical do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Palmeirais, Avelino Lopes, Fronteiras, São João do Piauí, Luzilândia, Marcos Parente, Pio IX, Valença do Piauí, Oeiras, Picos, Castelo do Piauí, Paes Landim e Luís Correia.
As inscrições estarão abertas de 10 a 30 de janeiro de 2025, exclusivamente pelo site nucepe.uespi.br. Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino médio ou estar em vias de concluí-lo até o período de matrícula. A taxa de inscrição e outros detalhes podem ser consultados no edital disponível no portal da instituição.
O processo seletivo será composto por uma prova de redação em Língua Portuguesa, marcada para o dia 16 de março de 2025. As aulas estão previstas para começar em abril.
O edital também destaca o compromisso com a inclusão social, reservando 50% das vagas para o sistema de cotas. A medida busca ampliar o acesso ao ensino superior para grupos historicamente desfavorecidos.
Fonte: RevistaAZ