Destaque

Shell pede licença para instalar parque eólico no mar do Piauí

Pautando o desenvolvimento das fontes renováveis, a Shell anunciou nesta semana que pediu a liberação ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) para a instalação de parques eólicos no mar em seis Estados brasileiros, incluindo o Piauí.

O processo de licenciamento ambiental será analisado pelo órgão, que ficará com a incubência de dar o aval ou não ao projeto. Além do Piauí, também foram contemplados com a solicitação: Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com uma capacidade instalada total prospectada em 17 GW.

Nesse sentido, é importante frisar que encaminhamento do pedido ao Ibama é o passo inicial para que os estudos da área sejam realizados, sendo que o desejo da empresa é que eles iniciem ainda em 2022.

Piauí deve ganhar parque eólico no mar (Foto: Reprodução)
Shell pede licença para instalar parque eólico no mar do Piauí

Piauí deve ganhar parque eólico no mar (Foto: Reprodução)“A iniciativa demonstra o compromisso da Shell com o Brasil, bem como a materialização da estratégia ‘Impulsionando o Progresso’, centrada nas metas de descarbonização para a transição energética”, disse a companhia em nota.

Há a expectativa de que os projetos sejam aprovados principalmente após o decreto federal que regulamenta a instalação de parques eólicos no litoral brasileiro.

Anteriormente, no Ibama, já haviam dois empreendimentos do tipo esperando o aval para serem instalados no Piauí: o Vento Tupi e o Palmas do Mar. Juntos os projetos representam uma capacidade de produção de 2,4 mil megawatts (MW). As propostas dos dois empreendimentos estão em análise no Ibama desde o ano passado.

Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias