DestaqueEducação

Universidade Federal do Piauí alcança, pela primeira vez, nota máxima no MEC

Realizado a cada ciclo de dez anos, o procedimento avalia aspectos como ensino, pesquisa, extensão, corpo docente, responsabilidade social, apoio aos discentes e infraestrutura.

Universidade Federal do Piauí (UFPI) possui um novo feito comemorativo por toda a comunidade acadêmica e administrativa. Acontece que o Ministério da Educação (MEC) avaliou com nota cinco a instituição, a nota máxima computada em análise. Essa é a primeira vez que a instituição de ensino superior alcança o feito.

A avaliação, realizada pelo MEC, é necessária para renovar o ato de credenciamento da Instituição, conforme estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Realizado a cada ciclo de dez anos, o procedimento avalia aspectos como ensino, pesquisa, extensão, corpo docente, responsabilidade social, apoio aos discentes e infraestrutura.

Universidade Federal do Piauí, em Teresina - (Foto: Arquivo / O DIA)
Universidade Federal do Piauí, em Teresina – (Foto: Arquivo / O DIA)

Em 2009, data da última avaliação, a UFPI angariou a nota três, em uma escala de um a cinco. Com a nota divulgada nessa terça-feira (04), essa é a primeira vez que a Universidade obteve a maior nota desde a implantação da Lei do SINAES, que passou a vigorar desde 2004.

Conforme a UFPI, entre os dias 26 e 28 de junho deste ano, a Universidade reuniu reforços e empenhou-se a responder todos os formulários propostos pela comissão avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Na ocasião, a IES entrou em contato com o corpo docente para recolhimento de informações sobre ensino, infraestrutura, além do alinhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade e trabalho conjunto com a Administração Supeior.

Para o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, o feito é uma junção de esforços mútuos e representação dos trabalhos realizados pela Universidade nos últimos anos.

“Essa é uma vitória dos docentes, dos servidores e dos alunos. É algo construído por muita gente”, comentou o gestor destacando ainda que o momento agora é de fortalecer os trabalhos e potencializar a qualidade atual.

Após nove anos sem reajustes em bolsas e apoios financeiros, a UFPI anunciou em 2023 novos valores ao apoio prestado aos discentes e pesquisadores da IES.

Outro ponto positivo destacado na pesquisa é que a UFPI avançou em indicadores como redução em indicadores de evasão acadêmica, diminuição do índice de retenção e no acompanhamento dos egressos, plataforma criada pela Universidade, que permite acompanhar como estão atuando os formados pela UFPI, além de outros feitos positivos.

Fonte: Portal O Dia
Com edição de Nathalia Amaral.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias