DestaquePiauí

COE libera eventos com 80% do público em ambientes abertos e mantém uso de máscaras no Piauí

O Comitê de Operações Especiais (COE), da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), em reunião nesta quarta-feira (9), autorizou a realização de eventos com 80% da capacidade do público em ambientes abertos ou semiabertos. Contudo, o comitê manteve o uso obrigatório de máscaras.

De acordo com o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, a partir de agora, shows, congressos, seminários e demais eventos em ambientes fechados poderão contar com até 60% da capacidade do público. Anteriormente, eventos em ambientes abertos só poderiam ser realizados com 50% da capacidade do público. Em eventos semiabertos, era admitido um público de até 500 pessoas.

Na reunião ficou determinado o retorno do trabalho presencial de todos os servidores do estado. Além disso, as cirurgias eletivas, que estavam suspensas desde o dia 31 de janeiro devido ao agravamento da pandemia da Covid-19, serão retomadas.

A flexibilização das medidas restritivas ocorreu, segundo o médico infectologista José Noronha, integrante do COE, após uma análise dos dados epidemiológicos no Piauí.

COE libera eventos com 80% do público em ambientes abertos e mantém uso de máscaras no Piauí

“Diante dos números epidemiológicos que mostram uma redução no número de reprodução da doença, no número de síndromes gripais, de casos de síndromes respiratórias agudas graves, de taxa de ocupação hospitalar, de média móvel de dados da Covid-19, optou-se por dar início ao planejamento de reabertura econômica no Piauí. Será uma reabertura organizada, progressiva, de forma a cada semana estar observando novamente esses indicadores epidemiológicos”, afirmou o especialista.

Sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, o secretário Florentino Neto informou que será decidido na próxima reunião do COE, que acontece no dia 14 de março.

“Deliberou-se aqui que, a partir do dia 14, o COE vai se reunir para deliberar sobre a flexibilização ou não do uso de máscara, dia em que o Comitê Científico do Nordeste vai se reunir também. Queremos decidir em consenso com o Comitê Científico, em consenso com a ciência”, comunicou o gestor.

As deliberações foram encaminhadas para a Secretaria de Estado de Governo para elaboração e publicação do decreto com as novas medidas.

Em Teresina

No início da semana, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) assinou um novo decreto que determina a flexibilização gradual do uso de máscaras e da lotação de eventos na capital. O processo acontecerá em quatro etapas, conforme cronograma definido pela prefeitura e vai abranger espaços abertos e fechados.

Veja abaixo o cronograma de flexibilização:

1ª etapa: a partir de 7 de março será ampliado público permitido em eventos, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais na capital, dos atuais 50% da capacidade para 70% da lotação dos espaços. Também não há mais limite de horário de funcionamento.

2ª etapa: a partir de 14 de março será revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos abertos, incluindo espaços recreativos e dedicados à prática de esportes, exceto em espaços que geram aglomerações, como shows, espetáculos e arquibancadas. O uso de máscaras permanece nos veículos de transporte de passageiros, como ônibus e vans.

3º etapa: de 21 a 27 de março, as medidas se mantém, para que a prefeitura analise os efeitos das revogações anteriores e verifique se a capital permanece sob risco baixo de contaminação. Caso se permaneça, o cronograma de flexibilização deve avançar para as próximas fases.

4ª etapa: a partir de 28 de março, será revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, como escolas, academias e estabelecimentos comerciais. Serão mantidas, como recomendação, o uso de máscara por pessoas com comorbidades, que tenham contraído ou que apresentem sintomas de Covid-19.

Fonte: g1

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias