MunicípiosPiauí

Polícia identifica novo golpe bancário com mensagem no WhatsApp e faz alerta

Polícia identifica novo golpe bancário com mensagem no WhatsApp e faz alerta – Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Piauí informou hoje (3) que identificou um novo tipo de golpe aplicado por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Segundo a polícia, os criminosos, na tentativa de obter informações pessoais ou subtrair quantias em dinheiro, enviam uma mensagem de texto acompanhada de um link, informando que a vítima supostamente fez uma transação bancária.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, através desse link, a pessoa má intencionada do outro lado da tela, que geralmente se apresenta como se fizesse parte da equipe de um banco, finge dar a opção para que a vítima confirme se foi ela ou não quem fez essa transação.

Ao clicar nesse link, automaticamente dados pessoais podem ser roubados e o aparelho celular é clonado, fazendo com que o criminoso passe a ter controle total do que é acessado.

Além de aplicativos de mensagens, os criminosos também utilizam as redes sociais e qualquer outro meio eletrônico para aplicar esses golpes.

O delegado Odilo Sena, do 6º Distrito Policial, alerta que é preciso agir com cautela e até desconfiança quando se trata de receber mensagens repentinas relacionadas a transições bancárias.

“Interagir com quem não conhecemos sempre é arriscado. A população deve buscar informação antes de se precipitar clicando num link desconhecido ou respondendo uma mensagem. Meu banco realmente faz esse tipo abordagem? É comum que um desconhecido peça a senha de algo tão pessoal? Cautela, desconfiança e a busca por informação são medidas necessárias. Com as redes sociais e o avanço da tecnologia, estamos cada vez mais expostos. É preciso redobrar os cuidados”, frisou o delegado.

A polícia reforça que quem tiver sido vítima desse golpe, deve procurar imediatamente seu banco e relatar o ocorrido. Em seguida, pode procurar o distrito policial mais próximo de sua região para que os procedimentos cabíveis sejam tomados e encaminhados aos órgãos competentes.

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias