Destaque

Aumenta os óbitos de crianças infectadas com a Covid-19 no Piauí

Band Piauí – O número de mortes de crianças infectadas com a Covid-19 no Piauí aumentou. Na semana passada, um menino de 2 anos foi a 14ª na faixa etária de 0 a 9 anos que morreu por Covid-19, desde o início da pandemia, ele foi internado na cidade de Picos, segundo o hospital regional ele não tinha comorbidades, com a volta às aulas os riscos são ainda maiores.

O caso mais recente foi de uma criança que morreu vítima da Covid-19 nesta semana no Hospital Lucídio Portella em Teresina. A pequena Maria Sofia tinha 11 anos, ela era natural do município de Vila Nova do Piauí.

Segundo os médicos, ela sofria de uma doença autoimune e foi internada no Hospital Justino Luz, na cidade de Picos, em seguida foi transferida para Teresina, mas infelizmente ela não resistiu às complicações da doença.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), do total de casos de Covid-19 registrados no Piauí, 4,72% são das idades de 0 a 9 anos. 7.348 pessoas no estado perderam a vida para a doença, a morte de crianças representa 0,38% desse número.

Hospital Infantil Lucídio Portella 

Dos 12 leitos criados recentemente para a Covid-19 no Hospital Infantil, oito estão ocupados. Entre as vítimas mais graves estão um recém-nascido de oito meses e uma criança de quatro anos.

De acordo com a direção do hospital, o número de casos no Piauí cresceu nas últimas semanas

O Dr. Vinicius Nascimento, diretor do hospital infantil, comentou a situação preocupante que o estado passa.

“É preocupante por que a vida social das pessoas já voltou a normalidade, nós temos o retorno às aulas que é essencial, com elas 100% presenciais, mas que nós temos que ter cuidado, com esse incremento, por isso que o retorno das aulas 100% presenciais precisam ter algumas normativas a serem seguidas”, explicou.

A maioria das crianças internadas no hospital infantil chegou com sintomas parecidos, febre, coriza e cansaço, por isso os médicos fazem um alerta importante aos pais ou responsáveis. Ao perceber esses sintomas o mais correto é fazer um teste para a Covid-19 e procurar ajuda médica imediatamente.

Aumento de casos graves em crianças pelo mundo

A preocupação das autoridades piauienses tem motivo, na Inglaterra e nos Estados Unidos houve um aumento de 400% de internações de crianças de 0 a 14 anos, com a ômicron neste ano.

Cuidados para se ter no retorno das aulas

O Dr Vinicius ressaltou ainda as medidas que os pais e responsáveis devem ter com o retorno das aulas presenciais.

“Pra escola tem uma medida que serve para qualquer doença contagiosa, não leve seu filho gripado para a escola, isso é uma coisa que nós temos que trabalhar fortemente, a qualquer sintoma que seu filho apresente, você já não o leva para assistir aula, comunique a escola que ele está com sintomas gripais, porque assim a gente evita que haja uma contaminação maior nas escolas e que termine por algum motivo tendo a interrupção das aulas, é importante esse cuidado, etiqueta respiratória, manutenção de máscaras, lavagem das mãos, uso de álcool em gel, mas o mais importante é essa consciência individual, se eu tenho sintoma gripal, eu não posso esta indo trabalhar, eu não posso ir num convívio social, eu não devo mandar meu filho pra escola, então é uma consciência individual que vai trazer um benefício coletivo”, finalizou.

Fonte: 180graus

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias