DestaqueVila Nova do Piauí

Após renúncia de vereador e troca de farpas na internet, Câmara de Vila Nova empossará novo parlamentar

Após renúncia de vereador, Câmara convoca suplente para assumir mandato em Vila Nova do PI
Após renúncia de vereador, Câmara convoca suplente para assumir mandato em Vila Nova do PI

A Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí acatou o pedido de renúncia do vereador Mauro Leal Bento (PP) e convocou o 1º suplente do partido, Luiz Acelino da Luz (PP), a tomar posse no cargo. A informação é do vereador presidente da Casa, Roberto Moura (PSB).

A carta de renúncia do vereador Mauro Leal foi encaminhada à Câmara no dia 11 de janeiro. Na mesma, o vereador afirma que a decisão tem caráter irrevogável e irretratável, e foi tomada por motivos pessoais e de força maior.

Mesmo antes da oficialização, já haviam comentários no município de que Mauro estaria sendo pressionado pelos correligionários do seu grupo político a renunciar ao mandato. A confirmação da renúncia movimentou os bastidores da política local e nas redes sociais houve desentendimentos e bate boca entre vereadores de oposição e situação.

Mauro tem 42 anos e é considerado um político experiente. Ele havia sido reeleito para seu quarto mandato como vereador. Nas últimas eleições, integrou ao grupo político liderado pelo ex-prefeito Arinaldo Leal. Em fevereiro de 2016, dois vereadores – Mauro e Luís Acelino – romperam com o grupo que governava o município e manifestaram apoio ao grupo de oposição, liderado pelo candidato a prefeito Adjano Bento.

Nas eleições de 02 de outubro, a oposição elegeu apenas dois vereadores. Luiz Acelino, com 143 votos, ficou na suplência, e Mauro foi reeleito com 160 votos, mas, dez dias depois de ser reconduzido ao cargo de vereador, renunciou ao mandato em meio a muitas especulações.

Por telefone, ao ser perguntado se estaria sofrendo pressão ou algum tipo de ameaça de seu grupo, Mauro desconversou e reafirmou que a decisão teve motivação pessoal e que apenas não se identificou com o perfil político dos seus novos correligionários.

Ex-vereador Mauro Leal e o suplente Luiz Acelino

O presidente da Câmara, Roberto Moura (PSB), lamentou a renúncia. “Eu conversei com ele e tentei convencer de não renunciar, mas ele disse que já tinha tomado a decisão. […] Lamento muito. Mauro sempre foi um vereador amigo, servidor dos seus eleitores e de todo o povo, que sempre votou em favor dos interesses do município. Vila Nova perde um grande representante”, disse.

O presidente informou que o suplente Luiz Acelino da Luz foi convocado a tomar posse no cargo de vereador no dia 17 de fevereiro, quando acontecerá a primeira sessão ordinária do legislativo Municipal no ano, com início às 10h, no plenário da Casa. Na ocasião, o suplente deverá apresentar toda a documentação exigida por lei para a posse.

Cidades na Net

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias