Destaque

Fim do ar-condicionado: invenção que resfria sem gastar energia é lançada

Confira a nova invenção de um estúdio francês que promete ser o início da aposentadoria do ar-condicionado. Invenção refresca o ambiente sem gastar energia elétrica.

Um dos vilões mais conhecidos da conta de energia elétrica é, e sempre foi, o ar-condicionado. No entanto, uma novidade promete antecipar a utilização desse aparelho nos dias de calor mais ameno. O que permitiu essa engenhoca dos tempos modernos? A nossa amada (mas também odiada por muitos) tecnologia.

Vale destacar que dados da Agência Internacional de Energia (IEA) mostram que a utilização do ar-condicionado comum representa 20% do consumo mundial de energia. Pois é, dá para imaginar que o montante de eletricidade gasto globalmente para resfriar casas e estabelecimentos é algo absurdamente alto.

Porém, um estúdio de design trouxe uma solução tecnológica e inovadora que pode salvar a vida de muitas pessoas no calor. O melhor de tudo é dará para aposentar o ar-condicionado e retirar um peso dos boletos mensais.

Novo ar-condicionado sustentável e econômico, sem eletricidade

FOTO: REPRODUÇÃO

O aparelho que pode substituir o ar-condicionado é feito em cerâmica, mas não se trata de um trabalho manual. O objeto é impresso através de uma grande impressora 3D. A criação é do estúdio francês Entreautre e promete resolver o problema de muitas pessoas.

A cerâmica utilizada é a famosa terracota, um material de baixa temperatura e refrigera os ambientes por evaporação. Ele resfria os ambientes com a ajuda de moléculas de água, da mesma forma que um ar-condicionado industrial ou de construção, por exemplo.

Como funciona

Como a terracota é um material poroso, consegue absorver grande quantidade de água. À primeira vista o “ar-condicionado ecológico” demonstra ser um tipo de enfeite, como se fosse um vaso. Mas no seu interior existe algo semelhante a um labirinto. O ar fluir ao longo das paredes umedecidas antes de evaporar e liberar o seu frescor por todo o ambiente.

A empresa ainda saliente que utilizar um ventilador potencializa a sensação de refrescância do ar-condicionado “artesanal”. O melhor de tudo é que o item ainda funciona bem como um enfeita para a sua casa e combinará com diversos ambientes.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias