Municípios

Governo do Piauí reconhece emergência em municípios da região de Picos por conta da seca

O governador Wellington Dias (PT) assinou decreto, publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (24/09), reconhecendo situação de emergência em 31 municípios piauienses em razão da seca.

Com a medida, o governo aciona órgãos e entidades da administração pública para a adoção de providências no atendimento à população afetada pela estiagem.

O decreto leva em conta informações da Secretaria de Meio Ambiente (Semar) e dados das estações de acompanhamento do Instituto Nacional de Meteorologia e Agência Nacional das Águas (ANA) que indicam irregularidade na distribuição pluviométrica nos últimos anos no estado, principalmente na região do semiárido.

Segundo os dados do monitor de secas, da ANA, boa parte do território piauiense se encontra situação de seca grave ou moderada.

Desde o fim do período chuvoso, diz o documento assinado pelo governador, são muitas as solicitações de prefeitos e autoridades da região de pedidos de ajuda para garantir o fornecimento de água potável para consumo humano e animal, além de cestas básicas e forragem para os animais.

 

Fonte: 180graus

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias