DestaquePiauí

Europa vai apoiar construção de usina de hidrogênio verde no Piauí

P40G-IMG-47822c9116a06d9cdf.jpg
 (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

A presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, confirmou, na manhã desta segunda-feira (20), o apoio para a construção da maior usina de hidrogênio verde em Parnaíba, no litoral do Piauí.

Ursula Leyen declarou o apoio ao participar, através de videoconferência, de um grande evento sobre o tema que acontece em Bruxelas (Bélgica). O governador Rafael Fonteles foi um dos palestrantes.

“Estamos anunciando o apoio da União Europeia para construir um dos maiores projetos de hidrogênio do mundo no Piauí. Faz parte de uma estratégia de investimento global de R$ 2 bilhões de euros na cadeia econômica do hidrogênio no Brasil. Este novo Parque de Energia Verde será produtor de 10 gigawatts de hidrogênio e amônia limpos que serão enviados para a ilha de KrK, na Croácia. De lá o hidrogênio piauiense será distribuindo para servir como combustível para indústrias offtakers no sudeste da Europa”, disse a presidente.

“Isso confirma toda a confiança da Europa no nosso projeto. Tudo isso é resultado de um novo momento que o Piauí vivencia que, sem dúvida, será de mais prosperidade, de mais desenvolvimento, repercutindo positivamente na geração de novas oportunidades de emprego e renda para o nosso povo”, disse o governador direto de Bruxelas.

Ursula von der Leyen afirmou que o projeto piauiense é um dos maiores do mundo em H2V e destacou a capacidade de geração de energia da usina.

A usina no Piauí será instalada pela empresa europeia Green Energy Park (GEP), na Zona de Exportação de Parnaíba (ZPE). A previsão é de iniciar as obras no final de 2024, com o início das operações após dois anos.  A usina, batizada de Green Energy Park Piauí, aproveitará a estrutura do Porto de Luís Correia para exportar o hidrogênio, na forma de amônia, e abastecer indústrias da Europa pelo Porto de Krk, na Croácia, país onde a Green Energy Park está sediada.

Em sua palestra, Rafael Fonteles destacou o Piauí como um dos lugares mais viáveis do Brasil para a produção de hidrogênio verde. Em seguida, o governador visitou o estande do Governo do Piauí no evento e comemorou a presença de interessados. “A gente está vendo aqui, pela própria movimentação do estande, o grande interesse no estado do Piauí nesta área do hidrogênio verde e da amônia verde”, pontuou em suas redes sociais. 

O embaixador brasileiro junto à comunidade econômica europeia, Pedro Miguel da Costa e Silva, e os diplomatas Igor Vidal e Elias Luna prestigiaram a palestra de Rafael Fonteles e compareceram ao estande do Piauí.

Finalizando a agenda de segunda-feira (20), o governador abrirá a 3ª Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde, onde destacará a importância do Piauí no cenário internacional e assinará acordos de parcerias estratégicas.

Rafael Fonteles iniciou sua viagem à Europa no último sábado (18). Ele esteve na Croácia, no domingo (19), e encerrará a missão em Portugal na próxima quarta (23). O principal objetivo da viagem é atrair investimentos ao Piauí na área de energias renováveis e hidrogênio verde.

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias