DestaquePiauí

Rafael Fonteles recebe prefeitos no Karnak e propõe parcerias e ações para os municípios

No encontro, ele apresentou as ações prioritárias do Governo do Estado nas áreas da saúde, educação e segurança pública.

O governador Rafael Fonteles recebeu, nessa quinta-feira (13), no Palácio de Karnak, prefeitos de vários municípios da região Norte do Piauí. No encontro, ele apresentou as ações prioritárias do Governo do Estado nas áreas da saúde, educação e segurança pública, e reafirmou o propósito de firmar parcerias com os gestores municipais para concluir obras em andamento e atender a novas demandas dos municípios e da população.

Participaram do encontro prefeitos de 15 cidades: Jairo Leitão, de Campo Largo; Nelda Gomes, de Domingos Mourão; Genival Bezerra, de Joaquim Pires; João Arilson, de Lagoa de São Francisco; Pedro Filho, de Madeiro; Assis Mãozinha, de Piracuruca; Jôve Oliveira, de Piripiri; Vilma Lima, de São João do Arraial; Lucas Moraes, de Bom Princípio; Felipe Ribeiro, de Cajueiro da Praia; Caburé, de Caraúbas do Piauí; Nonatinho do Sindicato, de Cocal; Osmar Vieira, de Cocal dos Alves; Maninha, de Luís Correia; Chaguinha da Saúde, de Murici dos Portelas.

Os secretários de Governo, Marcelo Nolleto; da Saúde, Antonio Luiz Soares Santos; e da Segurança, Chico Lucas, citaram ações e programas que serão desenvolvidos pelo Estado, destacando como os municípios podem ser contemplados.

Marcelo Nolleto falou da interlocução entre governo e prefeitos para o atendimento e encaminhamento de demandas dos municípios. Na área da saúde, destaque para o plano piloto de telemedicina, que está em execução no município de Piripiri. O programa prevê a integração de sistemas de saúde, com a realização de consultas especializadas dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio da telemedicina, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para Teresina ou outros polos de saúde.

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, enaltaceu o avanço que o município terá com as novas parcerias propostas para a área da saúde.

“Estamos recebendo o Centro de Imagem, onde o cidadão poderá ter acesso a tomografia, ultrassom, mamografia e raios X, diariamente. Não é para diminuir a fila. A determinação do governador Rafael é acabar com as filas de espera” frisou a gestora.

Prefeita Jôve Oliveira, de Piripiri

Na Educação, o secretário Washington Bandeira deu destaque ao Programa de Alfabetização na Idade Certa, que deve ser ampliado para abranger as crianças com idades de 0 a 3 anos. Também foi anunciada a abertura para adesão ao Programa Estadual de Transporte Escolar (Proete) pelos municípios que não aderiram anteriormente.

O reforço de policiais militares nos municípios foi o ponto principal tratado na área da Segurança Pública. O secretário Chico Lucas reafirmou a garantia dada pelo governador de nomear, no mês de junho, os 1.100 soldados da Polícia Militar que realizam neste momento o curso de formação. O efetivo será distribuído no interior, ampliando a ação da PM e a segurança ao cidadão.

Prefeitos apresentaram demandas ao governador

Os prefeitos se comprometeram em apresentar relatórios de obras em execução e demandas prioritárias para seus municípios. O governador afirmou que deseja iniciar o atendimento aos pedidos de obras e ações já nos próximos meses.

A reunião foi a primeira de uma série de encontros que o governador terá com prefeitos do Piauí. Rafael disse que o objetivo é estabelecer um diálogo franco e aberto sobre as necessidades dos municípios.

“As parcerias e compromissos que podemos firmar para realizar obras, gerar emprego e renda, levar soluções para os problemas das cidades e, principalmente, melhorar a vida da nossa gente”, acrescentou Fonteles.

Prefeitos apresentaram demandas ao governador

Prefeita Jôve Oliveira, de Piripiri

Fonte: CCom
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias