Destaque

Vídeo mostra arma utilizada em ataque a creche em SC; uma katana, espada samurai de R$ 5 mil

A arma utilizada no ataque a escola infantil Pró-Infância Aquarela,  em Saudades, no Oeste catarinense, na manhã desta terça-feira (4), foi uma Katana, tradicional espada japonesa usada pelos samurais, popularmente conhecida como “espada ninja”. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.

O jovem de 18 anos usou a arma Katana, uma espada milenar de origem japonesa avaliada em mais de R$ 5 mil, para realizar a chacina. A arma, que é rara de ser encontrada no Brasil, costuma ser utilizada como decoração por colecionadores.

A arma foi recolhida no local do crime e encaminhada à perícia. Com ela, um jovem de 18 anos matou cinco pessoas. Entre as vítimas fatais estão três crianças, todas bebês com até dois anos, a professora Keli Adriane Anieceviski, de 30 anos, e a agente educativa, Mirla Renner, de 20 anos.  Uma quarta criança também foi atingida, mas sobreviveu.

Arma utilizada passará por perícia. – Foto: Willian Ricardo/NDMais

A identidade das crianças, duas meninas e um menino, não foi confirmada até o momento. Segundo a assessoria de imprensa do IGP (Instituto Geral de Perícias), por serem crianças as identidades serão confirmadas  somente em coletiva de imprensa dos órgãos de segurança, agendada para a tarde desta terça-feira.

Assista ao vídeo:

O que sabe até o momento

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, duas crianças e uma professora morreram na hora. A terceira criança foi levada ao hospital, porém também não resistiu. A quinta vítima, uma jovem que trabalhava na escola morreu no hospital, em Chapecó.

“O agressor chegou de bicicleta na escola por volta das 10h, portando uma arma branca. Cerca de 30 crianças estavam na escola no momento e ele invadiu uma sala de aula onde tinham quatro crianças, a professora e mais uma funcionária da escola”, antecipou o delegado.

As demais crianças e professoras conseguiram se trancar dentro das outras salas para se proteger do ataque. O jovem foi contido dentro da escola por vizinhos que ouviram os gritos. Foi quando ele tentou se matar e desferiu golpes contra si mesmo.

“Ele foi contido dentro da escola e, naquele momento, tentou tirar a própria vida. Os eletrônicos do suspeito passaram pela perícia para buscar a motivação desse crime. Ele não tinha ligação com as vítimas e também não tem histórico policial”, explica o delegado.

O suspeito foi transferido com escolta para Chapecó e está em estado grave.

Drama: tragédia na creche em SC ganhou dimensões nacionais – Foto: Willian Ricardo / NDMaisDrama: tragédia na creche em SC ganhou dimensões nacionais – Foto: Willian Ricardo / NDMais

Professora salva aluno

A agente educativa Aline Biazebetti, de 27 anos, foi uma das pessoas que ajudou a socorrer as vítimas do atentado. “Consegui pegar uma criança no colo e levei  de carro até o hospital. A princípio, pelo que informaram, sobreviveu. O menino tinha um corte na boca, perto do nariz e um no pescoço. Estava consciente e me olhava, mas estava pálido, por isso resolvi levar  logo ao hospital”, contou.

Luto de três dias

O prefeito de Saudades, Maciel Schneider, decretou luto oficial de 3 dias no município. “É uma notícia muito difícil e inesperada para qualquer gestor público, principalmente em início de mandato. O sentimento é de revolta e, ao mesmo tempo, de muita tristeza. Uma coisa que nenhum pai merece passar. É desesperador, a ficha ainda não caiu”, desabafou o prefeito.

Crime deixou a comunidade de Saudades perplexa. – Foto: Willian Ricardo/NDCrime deixou a comunidade de Saudades perplexa. – Foto: Willian Ricardo/ND
Fonte: ND Mais
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias