Vila Nova do Piauí

Em dez anos, população de Vila Nova do Piauí diminui 10% e prefeitura tem dificuldade com a falta de recursos

O município está entre os 165 municípios piauienses de coeficiente 0.6 e que, consequentemente, recebe a menor verba do Governo Federal

Nos últimos dez anos, a população do município de Vila Nova do Piauí, a 390 km ao Sul de Teresina, diminuiu 10%, segundo a prévia do Censo Demográfico 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2010, Vila Nova do Piauí tinha pouco mais de 3 mil habitantes. Atualmente, moram na cidade 2 mil e 700 habitantes.

População da cidade de Vila Nova do Piauí encolheu 10% nos últimos 10 anos

A prefeitura enfrenta dificuldades para oferecer uma boa qualidade de vida aos moradores e para equilibrar as contas. A principal fonte de arrecadação de Vila Nova do Piauí é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Contudo, o município está entre os 165 municípios piauienses de coeficiente 0.6 e que, consequentemente, recebe a menor verba do Governo Federal.

“Vila Nova é um dos municípios que está em maior dificuldade nessa região. O FPM não é suficiente e estamos correndo atrás de emendas, de recursos do estado, para a gente tentar equilibrar essas contas. Se tivesse recurso, nós já tínhamos muitas ações, principalmente no interior, onde é abastecido com carro-pipa na época da seca. No momento, nós estamos conseguindo com o Governo do Estado 10 poços para tentar dar uma melhorada, mas isso não é suficiente. É uma dificuldade tremenda, a gente fica até sem saber como fazer para equilibrar essas despesas, mas estamos tentando, estamos trabalhando, e vamos conseguir”, declarou o prefeito Vila Nova do Piauí, Manoel Bernardes (MDB).

O secretário municipal de educação, Flávio Sousa, informou que o recurso do Fundeb não é suficiente para pagar os salários dos professores da rede.

Município de Vila Nova do Piauí — Foto: Reprodução /TV Clube
Município de Vila Nova do Piauí — Foto: Reprodução /TV Clube

“Essa questão financeira é um desafio grande. A folha do Fundeb não dá para pagar o magistério. Todo mês nós temos que montar estratégias. O prefeito trabalha junto nisso para gente tentar equilibrar as contas. O Fundeb não paga os professores, então a prefeitura entra com uma contrapartida do FPM, que poderia ser utilizado em outras coisas como obras, infraestrutura, mas tem que ser tirado do FPM para poder pagar o salário dos professores, fora os auxiliares”, afirmou o gestor.

Muitos habitantes de Vila Nova do Piauí se veem obrigados a sair da cidade e ir para outro lugar em busca de melhores de oportunidades de trabalho. É o caso da diarista Lucimeire Maria de Jesus, que já morou em São Paulo e possui quatro irmãos morando fora do município.

“Eles foram para outra cidade procurar oportunidade, porque aqui na nossa cidade não tem oportunidade de emprego. Aí eles tiveram que viajar para poder trabalhar”, disse.

Apesar das poucas possibilidades de crescimento, Vila Nova do Piauí possui uma biblioteca pública que dá orgulho aos seus moradores. O local leva o nome do poeta Patativa do Assaré e, além dos espaços de leitura, possui atividades que são oferecidas aos alunos da rede municipal de ensino como, por exemplo, aulas de xadrez.

“Os benefícios do jogo são bons porque aumenta a concentração, o desenvolvimento, a paciência, o silêncio, entre outros, ajuda a gente a ter mais confiança em fazer uma prova, uma tarefa”, contou Eduardo Carvalho, um dos alunos do xadrez.

Fonte: g1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias