Destaque

Dez lugares incríveis no Piauí que você precisa conhecer

1. Parque Nacional da Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara é um tesouro histórico e natural, não apenas para o Brasil como para toda a América.

Ali foram encontrados vestígios da presença humana tão antigos que foram capazes de mudar o que até então era ensinado nos livros de História sobre como os primeiros humanos chegaram no continente.

Há nada menos que 30 mil pinturas rupestres que foram deixadas pelos nossos antepassados nas formações rochosas. Elas fazem parte da maior concentração de sítios arqueológicos já encontrados no mundo.

Se você tiver a oportunidade de conhecer esse local privilegiado, saiba que estará visitando um cenário tranquilamente comparável aos principais sítios arqueológicos do mundo.

2. Delta do Rio Parnaíba

10 lugares incríveis no Piauí que você precisa conhecer - imagem 54629

No limite com o estado do Maranhão, está um dos principais pontos turísticos do Piauí: o Delta do Parnaíba. Essa é uma formação geográfica que só é encontrada no nordeste brasileiro, no Egito e no Vietnã. Existe um roteiro muito procurado que passa pela região, chamado Rota das Emoções, contemplando os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. No Delta do Parnaíba, você tem a oportunidade de avistar e se banhar em um arquipélago com cinco diferentes saídas para o mar.

3. Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu

10 lugares incríveis no Piauí que você precisa conhecer - imagem 54630

Outro dos pontos turísticos do Piauí imperdíveis no seu roteiro de viagem é o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu.

Esse é um verdadeiro paraíso de quedas d’água e formações rochosas. Uma dica é visitar o local entre os meses de janeiro até abril. É nesse momento que o volume das águas se mostra maior, além de permitir a observação da piracema.  

4. Parque Nacional de Sete Cidades

10 lugares incríveis no Piauí que você precisa conhecer - imagem 54631

Parque Nacional das Sete Cidades fica localizado numa região que mescla os biomas do cerrado e da caatinga. Ele reúne sete grupos rochosos que são grandes monumentos esculpidos pela própria natureza.

Muitos turistas se impressionam com as figuras humanas, de animais e símbolos que os ventos e as chuvas formaram. Além disso, há mirantes, lagoas para se refrescar e pontos com pinturas rupestres.  

5. Lagoa do Portinho

10 lugares incríveis no Piauí que você precisa conhecer - imagem 54632

Se você gosta de conhecer mais sobre o imaginário popular e o folclore brasileiro, um ponto turístico piauiense que precisa figurar na sua lista é a Lagoa do Portinho – um paraíso de águas escuras e areias claras.

Há uma lenda indígena que diz que a lagoa surgiu a partir das lágrimas de uma índia apaixonada quando seu amado partiu.

6. Praia da Pedra do Sal

10 lugares incríveis no Piauí que você precisa conhecer - imagem 54633

Você prefere uma praia de águas mansas? Pode encontrar na Praia da Pedra do Sal. Ou quem sabe um mar de ondas fortes para praticar surf e outros esportes?

Pode encontrar na Praia da Pedra do Sal também! Esse ponto do litoral do Piauí tem um morro de pedras que divide a praia em duas partes, uma mais calma e outra de mar revolto. Ou seja, atende a todos os gostos.

7. Mercado Central São José de Teresina

10 lugares incríveis no Piauí que você precisa conhecer - imagem 54634

Mercado Central São José, localizado na capital Teresina, é um dos pontos turísticos do Piauí onde você pode mergulhar na cultura local e em todos os seus aromas e sabores. A obra por si só é incrível, datada do século XIX. Mas com os seus artesanatos, temperos e lanches deliciosos que os visitantes mais se encantam.

8. Parque Floresta Fóssil

10 lugares incríveis no Piauí que você precisa conhecer - imagem 54635

Não é preciso se afastar até lugares remotos para ter acesso a tesouros paleontológicos no Piauí. O Parque Floresta Fóssil é um museu natural a céu aberto que fica na zona urbana de Teresina. Os grandes arranha-céus da capital vistos no horizonte contrastam com troncos de árvores fossilizadas com nada menos que 250 milhões de anos. Para você ter uma noção de o que isso significa, basta considerar que essas plantas estavam ali antes mesmo dos dinossauros existirem.

9. Mirante do Gritador

10 lugares incríveis no Piauí que você precisa conhecer - imagem 54636

Uma paisagem surpreendente dentre os pontos turísticos do Piauí é o Mirante do Gritador. Ele fica na cidade de Pedro II e tem uma vista incrível de toda a região, já que fica localizado em um pico a 720 metros de altura. O nome do local se deve a um fato curioso. Os moradores da região costumavam se comunicar aos berros para aproveitar os ecos e mandar recados aos que estavam na parte mais baixa do morro.

10. Praia do Coqueiro

10 lugares incríveis no Piauí que você precisa conhecer - imagem 54637

Outras dezenas de atrativos do Piauí poderiam ser listadas por aqui. Mas a Praia do Coqueiro é uma excelente maneira de fechar esse ranking com chave de ouro. Essa é uma praia de águas cristalinas e com recifes que formam piscinas naturais com uma temperatura super agradável para se banhar.Além da beira mar, os turistas também têm acesso a museus e outras atrações na cidade que valem a visita. Como você pode perceber, o Piauí é cheio de paisagens deslumbrantes, seja no interior do estado, na capital ou no litoral.

Fonte: Meio Norte, Com informações e fotos do Delta do Parnaíba.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias