Pio IX

Pio IX realiza Conferência Extraordinária Municipal de Educação 

Pio IX realiza Conferência Extraordinária Municipal de Educação 

A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira, 18 de outubro, a Conferência Municipal Extraordinária de Educação, com o tema: “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da Educação como Direito Humano, Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável”.

Realizada em caráter extraordinário, a referida conferência aconteceu no auditório da SEMEC – PIO IX e tinha como objetivo principal apresentar o tema geral e os sete eixos de trabalho, para composição do plano decenal, 2024/2034, nacional de educação e eleger os delegados que representarão o município na etapa Estadual.

No dispositivo de honra estiveram presentes o Prefeito Silas Noronha, o Vice-prefeito Etinho Bezerra, a Secretária Municipal de Educação Clebiana Telles, o Supervisor de Ensino Paulo Lúcio, a presidente do Conselho Municipal de Educação Wdiglésia Gonçalves e demais técnicos da SEMEC PIO IX, a Secretária de Assistência Social Fernanda Noronha e a representante da Secretaria de Saúde Cintya Ribeiro. O evento contou ainda com a participação de diferentes setores da sociedade, como Igreja, sindicatos, pais, alunos, professores, coordenadores, Diretores e representantes da Educação Estadual, Superior e Técnica.

Pio IX realiza Conferência Extraordinária Municipal de Educação

Nas considerações iniciais, a professora Luciene Amorim destacou a importância das conferências ao longo da história e apresentou a justificativa das etapas municipais enquanto movimento de mobilização social para a construção e aprovação do Plano Nacional de Educação (2014/2024) e dos Planos Estaduais e Municipais de Educação na vigência de (2015/2025).

Professora Luciene Amorim

O evento foi marcado pela participação do presidente do Fórum Nacional de Educação Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho, que enviou um vídeo destacando a relevância da contribuição na realização desta etapa municipal e colocou-se à disposição. Video abaixo!

Também houve a participação, de forma remota, da professora Iêda Leal de Souza, secretária de gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e Coordenadora Geral do Movimento Negro Unificado (MNU). Na ocasião, a educadora lembrou que este ano, a Lei 10.639 de 2003, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana fez 20 anos e ressaltou sobre a importância e da necessidade de uma efetivação da referida lei, de fato nas escolas. Foto abaixo!

Iêda Leal de Souza

Na parte cultural, a Conferência Extraordinária Municipal de Educação de Pio IX contou com a participação dos alunos da Escola Francisco Luis Viana da Localidade de Pau-Ferro, com o apoio e participação da Diretora Luzia Arrais, a Fafá, e da professora Marcleide Sousa, que apresentaram uma coletânea característica do xaxado.

Pio IX realiza Conferência Extraordinária Municipal de Educação

O Prefeito Silas Noronha disse que para ele é motivo de honra participar do evento e aproveitou o uso de sua fala para reiterar seu compromisso com a educação.

Prefeito Silas Noronha

“Fico honrado em participar deste momento da Educação Municipal, com pessoas capacitadas e com profissionais aptos a contribuírem na elaboração do novo Plano Municipal de Educação. Temos mantido a atualização salarial dos profissionais da Educação e o pagamento em dia, mesmo diante das dificuldades que inviabilizam a gestão pública municipal de Pio IX de avançar em investimento. Mas quero reiterar o meu compromisso com a Educação”, disse o prefeito.

A Secretária Municipal de Educação, Clebiana Telles, disse que o evento é um momento onde se pode ouvir as vozes e as contribuições de todos para o melhoramento da educação no âmbito municipal.

Secretária Municipal de Educação, Clebiana Telles

“É um momento valioso para ouvir as vozes de nossos educadores, estudantes, pais e demais membros da comunidade escolar. Suas contribuições são fundamentais para definir as diretrizes que nortearão a educação em nosso município nos próximos anos”, declarou a secretária.

A Palestra Magna da Conferência foi ministrada por jessyka O’hara Corrêa de Alencar Ramos, professora mestre em Ciências da Educação que apresentou com dinamicidade os sete eixos propostos para CONAEE 2024 e as referidas proposições elencadas no Documento Referência.

jessyka O’hara Corrêa de Alencar Ramos

Após as discussões em grupos, foram apresentados em plenária, as devidas considerações de acordo com a realidade de Pio IX e feitos os devidos acréscimos. Ao final da conferência foram eleitos os delegados que vão representar o município de Pio IX na etapa Estadual.

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias