Francisco Santos

Chuva de granizo surpreende moradores em Francisco Santos

Chuva de granizo surpreende moradores em Francisco Santos

Uma chuva de granizo pegou de surpresa os moradores da comunidade Viroveu, nas proximidades da BR-020, município de Francisco Santos.

A chuva de granizo ocorrida na tarde desta terça-feira, 11 de fevereiro, foi registrada por moradores daquela comunidade que enviaram fotos e vídeos para a redação do Portal É Notícias.

Veja vídeo enviado por um internauta:

 

Sobre a chuva de granizo

O granizo são pedras de gelo formadas em nuvens chamadas cumulonimbos. São aquelas bem altas e compactas, parecidas com bigornas. Dentro delas, o ar úmido originado pela evaporação da água dos rios, mares e superfície se movimenta de cima para baixo, formando gotículas de baixa temperatura. A cada 100m que essa nuvem sobe, a temperatura cai -0,6°C, chegando a -80°C.

As gotas que se formam congelam e aumentam seu tamanho devido ao movimento constante. Elas, também, vão se juntando na medida em que novas camadas de água vão surgindo. Quando as pedras atingem um tamanho que a nuvem não suporta, caem. O tamanho vai variar conforme a quantidade de água formada e, também, pelo grau de movimentação. Normalmente, fica entre 0,5 e 5 cm de diâmetro, raramente chegando a mais que isso.

O Piauí se encontra dentro do período chuvoso e novas situações como a de Francisco Santos podem ser registradas a qualquer momento por todo o estado.

Veja outro vídeo enviado por um internauta:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias