DestaqueEntretenimento

Pisadinha estoura no Nordeste e se espalha pelo país; conheça o ritmo do piseiro

Pisadinha estoura no Nordeste e se espalha pelo país; conheça o ritmo do piseiro

Na música pop do Nordeste há dois sinais de que um sucesso começou e ainda pode crescer:

-A música entrou no repertório de Wesley Safadão, sempre ligado nas tendências locais.

-Está entre as mais tocadas do Sua Música, site de streaming musical popular na região.

A pisadinha, ritmo derivado do forró, cumpre os dois requisitos. Wesley está tocando “Solinho agressivo”, da dupla Anderson e o Véi da Pisadinha, em seus shows. E as paradas do Sua Música estão dominadas por várias faixas de pisadinha, com cantores novos e veteranos entrando na onda.

Assista o clipe O Povo Gosta é do Piseiro – Eric Land e Zé Vaqueiro:

O ritmo se espalhou por “paredões”, as populares caixas de som no porta-malas de carros ou na rua. Os locais onde se toca a pisadinha são conhecidos como “piseiros” – esse nome ficou tão popular que também é usado para se referir ao ritmo da pisadinha.

Bandas enxutas

Clipe da música ‘O povo gosta é do piseiro’, de Zé Vaqueiro e Eric Land — Foto: Divulgação

Júnior Vidal, consultor artístico do Sua Música, explica a diferença para outras variações do forró. Os sons que marcam o estilo são a caixa de bateria reproduzida eletronicamente e as melodias grudentas dos “solinhos” – ambos feitos no teclado, instrumento básico da pisadinha.

“(A pisadinha) exclui vários instrumentos que teria uma banda como Aviões do Forró, Calcinha Preta ou Saia Rodada, que viveram o auge em 2005. É um som mais limpo”, ele descreve.

Essa geração anterior foi chamada de forró eletrônico ou estilizado. Eles incorporaram os arranjos e as superproduções do pop e do axé, e se afastaram do forró tradicional.

Muita gente torcia o nariz para os “estilizados”. Mas eles acabaram virando o padrão. A novidade agora é o piseiro, que é ainda mais eletrônico e tem feito sucesso de forma diferente. Vidal explica o contexto do estilo:

“A pisadinha é uma derivação do forró – como o forró de vaquejada, o romântico, o eletrônico, o xote, o baião… Os primeiros registros são de um artista chamado Nelson Nascimento, que era da Bahia. Até hoje ele faz show, mas com menos repercussão. Ele era conhecido com o rei da pisadinha.”

Assista o clipe Rei do Piseiro Chegou – Vitor Fernandes:

Piseiro rebaixado

A pisadinha nunca foi muito valorizada. Mesmo dentro da cena do forró, era vista com desdém, como uma variação simplória. O líder da banda cearense Pisadinha de Luxo, Paulinho do Acordeon, lembra da penúria antes de emplacar o hit “Tu tá me querendo, tá?”:

“A gente já sofreu muito com isso. Quem falava em pisadinha era muito discriminado. Só quem gostava era a periferia, o pessoal dos sítios, do interior”.

A música é feita quase toda só no teclado, sem as bandas gigantes do forró estilizado. O som é mais acessível, tanto para criar quanto para fazer shows. Mas muita gente desprezava isso.

Assista o Solinho Agressivo – Anderson e o Véi da Pisadinha:

Quase um ‘forró-rave’

Mesmo assim, a pisadinha foi se espalhando. Um dos segredos foram os tais paredões de som, que ficaram mais acessíveis e populares. O ritmo se encaixava bem neste esquema – mais ou menos como o tecnobrega mais ao norte ou o funk ao sul.

Paulinho do Acordeon diz que os criadores do piseiro já fazem as faixas pensando em como vão soar em festas de paredão. O som da caixa de bateria eletrônica e dos ‘solinhos’ no teclado cai bem nestes amplificadores. Vira quase um “forró rave”, com mais potência que teria com arranjos tradicionais.

Outro bom encaixe foi entre as dancinhas do piseiro e a internet. Ainda no final de 2018, rolou um desafio chamado #ChallengeDoNordeste. As dancinhas engraçadas ao som da pisadinha ganharam milhões de visualizações no Instagram e YouTube, e participantes famosos como Whindersson Nunes.

‘Solinho agressivo’ e outros hits

Depois de sentir na pele o preconceito contra a pisadinha, Anderson comemora o sucesso do “Solinho”, composto por ele e Henrique Cantor, do Forró do HF:

“Pisadinha hoje é vida. Em todo canto está tendo piseiro. Nas academias, todo mundo dança as nossas músicas. Nem a gente imaginou que chegaria nesse nível.”

Há outros jovens cantores despontando no piseiro. Vitor Fernandes trabalhava até fevereiro de 2019 colhendo goiabas na região de Petrolina (PE), quando foi descoberto pelo empresário Jeovane Guedes, que investiu no rapaz.

Veja Orlando dançando piseiro – dançarino participa de clipes:

https://www.youtube.com/watch?v=zFPqRjjMnD8&list=RDzFPqRjjMnD8&start_radio=1

Vitor emplacou o hit “Rei do piseiro (Joga água)”. Recentemente, foi um dos cantores que gravou com Márcia Felippe no projeto “Piseiro, churrasco & paredão”, um sucesso no Sua Música.

Wesley Safadão, além de incluir o “Solinho agressivo” em seu show, investiu em seu próprio astro jovem da pisadinha. É Eric Land, que hoje é agenciado pelo escritório do cantor. Ele gravou “O povo gosta é do piseiro” em parceria com outro nome forte da nova cena, Zé Vaqueiro.

Outros astros do Nordeste preferiram fazer eles mesmos versões de músicas que se popularizaram na pisadinha. É o caso de Jonas Esticado (“Vem me amar”) e Raí Saia Rodada (“Bebe vem me procurar”).

Tem até piauiense começando a fazer sucesso na onda do piseiro, é o caso do piauiense de Oeiras, David Ostentação, que acaba de gravar um clipe com o rei do piseiro Vitor Fernandes.

Assista o clipe do piauiense David Ostentação e Vitor Fernandes:

https://www.youtube.com/watch?v=zzlaYeDBg0g

Fonte: G1/Portal É Notícias

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias