Municípios

Funcionários queimam EPIs na porta de cemitério após enterrar vítima da Covid-19 no Piauí

Funcionários de funerária queimam EPIs na porta de cemitério em União (PI) — Foto: Arquivo Pessoal/Thiago
Funcionários queimam EPIs na porta de cemitério após enterrar vítima da Covid-19 no Piauí

Funcionários de uma funerária foram flagrados por moradores queimando os equipamentos de proteção individual (EPIs) na porta de um cemitério após enterrar de um idoso de 79 anos, vítima da Covid-19. O caso ocorreu na noite de segunda-feira (8), no município de União, a 59 km de Teresina.

As fotos do descarte dos EPIs fora enviadas ao G1 por moradores da cidade. A Prefeitura de União disse que não foi informada sobre a realização do enterro.

Em nota, informou que realizará uma reunião nesta quarta-feira (10) com representantes das funerárias do município e das secretarias municipais de Saúde e Obras para reforçar a adoção de um protocolo para os enterros no período da pandemia. Os procedimentos, segundo a prefeitura, têm ocorrido sem o conhecimento da prefeitura.

Equipamentos de proteção foram queimados na porta de cemitério no Piauí — Foto: Arquivo Pessoal/Thiago
Equipamentos de proteção foram queimados na porta de cemitério no Piauí — Foto: Arquivo Pessoal/Thiago

Segundo o diretor comercial da agência funerária, João Tadeu, a empresa tem convênio com a prefeitura do município. Ele revelou que a família da vítima contratou a filial em União para fazer o traslado do corpo do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, até o cemitério.

Ao G1, o diretor garantiu que todos os protocolos indicados pela Vigilância Sanitária foram devidamente seguidos. Contudo, confirmou que o descarte dos EPIs foi incorreto.

Na manhã desta quarta-feira (10), a empresa encaminhou nota ao G1 e informou que “orientação é que todos os colaboradores sigam os protocolos e as recomendações da Vigilância Sanitária e demais autoridades de saúde”. A empresa afirmou que vai apurar o acontecido.Veja a nota na íntegra abaixo.

Vítima de Covid-19 foi enterrada em cemitério sem aviso, diz Prefeitura de União — Foto: Arquivo Pessoal/Thiago
Vítima de Covid-19 foi enterrada em cemitério sem aviso, diz Prefeitura de União — Foto: Arquivo Pessoal/Thiago

“Sem malícia, eles tiraram os EPIs e queimaram porque o material deve ser descartado. Só não deveriam ter queimado ali, mas seguimos todas as recomendações para combater qualquer contaminação pelo vírus. Eles utilizam carro adaptado, macacões, máscaras, protetor de pés, botas e luvas. Quando chegam, o carro é dedetizado e a roupa é desinfectada”, declarou.

Nota de esclarecimento

Em resposta a matéria veiculada nesta terça-feira (9), o Grupo Geraldo Oliveira, através da Pax União, vem a público informar que estamos seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus (Covid-19), divulgadas pelos órgãos de saúde competentes, nos municípios em que operamos. Por isso, adotamos uma série de medidas para mitigar o risco de transmissão nos locais de trabalho, como a recomendação de translado e sepultamento.

Somos a funerária mais preparada para enfrentar a Covid-19 e a única que desenvolveu um núcleo próprio de produção de EPIS e vale destacar ainda que somos constantemente fiscalizados pelos órgãos públicos.

Nosso translado é feito com total segurança com uso de todos EPI’s e mediante autorização da prefeitura de cada município. Portanto, a orientação da empresa é que todos os colaboradores sigam os protocolos e as recomendações da Vigilância Sanitária e demais autoridades de saúde.

Reforçamos que a saúde e a segurança das pessoas são valores inegociáveis para nós, que fazemos a Pax União. Acompanhamos, diariamente, a evolução do cenário de pandemia e os impactos que essa situação traz para as rotinas dos colaboradores, suas famílias, clientes, parceiros e, também, para o negócio.

Nossa principal responsabilidade, como empresa e como cidadãos, é ajudar a impedir a propagação da doença, cumprindo sempre as recomendações dos governos e autoridades de saúde em todos os municípios em que estamos presentes.

Vale ressaltar que as medidas estão sendo tomadas mesmo que não haja notificação de suspeitas ou casos confirmados da doença nas cidades em que a Pax União atua.

De qualquer forma a diretoria do Grupo Geraldo Oliveira está apurando os fatos para tomar as medidas cabíveis.

Nota na íntegra da Prefeitura de União

A Prefeitura de União informa que não foi comunicada por parte da funerária responsável em relação à realização do referido enterro. Nesta quarta-feira (10), às 10h, na sede da Secretaria de Obras, será realizada uma reunião com representantes das funerárias de União e representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Obras, para reforçar a adoção de um protocolo para os enterros no período da pandemia, tendo em vista que os procedimentos vêm ocorrendo sem o conhecimento da Prefeitura.

No caso, as famílias tratam direto com as funerárias, as quais são responsáveis por seguirem as normas de higienização orientadas pelos órgãos de saúde. Contudo, para aquelas que necessitam do amparo municipal, a Secretaria de Obras está à disposição para auxiliar nos procedimentos em relação ao enterro.

Fonte: G1

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias