Municípios

Adolescente de Oeiras corta cabelo no aniversário de 15 anos e doa a instituição que cuida de pacientes com câncer

Maria Alice Santos de Holanda

A adolescente oeirense Maria Alice Santos de Holanda comemorou o seu aniversário de 15 anos de uma forma diferente, fazendo uma ação que vai ajudar pacientes que sofrem com o câncer.

Ao completar 15 anos, em vez de uma festa como queria a sua mãe, a jovem optou em ajudar a Fundação Maria Carvalho Santos, que é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter filantrópico que executa e desenvolve projetos na área da saúde de forma assistencial e educativa buscando aumentar o nível de conscientização das comunidades no concernente à prevenção do câncer de mama, promovendo qualidade de vida por meio da educação em saúde e no apoio a adaptação social da pessoa com câncer. A Fundação conta com a participação de voluntários e parceiros para angariar fundos e apoiar os projetos que impactem no câncer de mama.

A decisão da adolescente foi uma surpresa para a sua mãe, Elaine Cristina Santos, que como toda mãe de adolescente sonha com uma linda festa para comemorar esta data. Ela conta que relutou em aceitar a decisão da filha, mas como ela estava bem determinada, terminou convencida: “Por o cabelo ser bem grande, eu relutei inúmeras vezes, mas ela estava determinada. Ela até abriu mão da comemoração da festa dos 15 anos, disse que não queria festa e que a maior comemoração seria doar esse cabelo pra quem precisava. Então eu não tive mais argumentos”.

Elaine Cristina conta que o desejo de fazer este ato solidário nasceu durante uma viagem a Teresina, quando  Maria Alice soube que havia instituições que recebiam doações de cabelo pra ajudar as pessoas que tratavam o câncer, a partir de então ela passou a alimentar o sonho de doar o seu cabelo.

Convencida pela filha, mãe e filha procuraram algumas cabeleireiras e estas não tiveram coragem de cortar o cabelo de Maria Alice e até tentaram mudar o pensamento dela, dando sugestões de cortes, dizendo que o cabelo dela não ficaria legal como ela queria. Entretanto, nada mudou a ideia da adolescente, que disse à mãe que as pessoas não respeitavam a vontade dos outros. Daí, resolveram procurar um salão de cabeleireiro masculino e o corte foi feito no salão Hailton Cabelos.

 Após o corte ter sido feito, as mechas foram entregues na Fundação Maria Carvalho, e irá ajudar mulheres que em consequência do tratamento contra o câncer perdem o seu cabelo.

“É uma gratidão muito grande poder ajudar alguém em um momento tão delicado como a luta contra o câncer. Fazer o bem é uma coisa que não tem palavras. Estou feliz demais por ter conseguido doar o meu cabelo”, garante Maria Alice.

A Fundação Maria Carvalho Santos está localizada na Rua São Pedro, 3113 – Ilhotas, Teresina-PI. Telefone: (86) 3221-8944.

Fonte: Tô no Mural

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias