Alagoinha do PiauíDestaqueMunicípiosNotícias

Alagoinha do Piauí realiza IV Conferência Municipal de Assistência Social; veja as fotos

Foi realizada nesta segunda-feira, 17 de julho, em Alagoinha do Piauí, a IV Conferência Municipal de Assistência Social. O evento teve como tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS” e contou com a participação de autoridades locais e diversos segmentos da sociedade civil organizada.

A referida conferencia tinha como objetivo analisar, propor e deliberar as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tendo como base a avaliação local e reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

Prefeito Jorismar Rocha esteve participando da conferência – Foto: Marciano Rocha

A IV Conferência Municipal de Assistência Social de Alagoinha do Piauí contou com a participação da secretária de Assistência Social Maria de Lourdes, prefeito Jorismar Rocha, secretária de Educação Anatália Rocha, secretária de Saúde Amélia Sá, secretária de Cultura Aquiles Neto, Secretário de Meio Ambiente Edson Rocha, Secretário de Obras Alberto Sá e sua esposa Maria Elisa, o presidente da Câmara dos Vereadores Luiz Alves, a representante do Sindeserma Valmira Sá, os Assistentes sociais Angerli Sá e Ariclenes Alves, a psicóloga Rogeania Alves, a coordenadora do SCFV Nilda Sá e todas as orientadoras sociais.

A Abertura dos trabalhos e a leitura do regimento interno foi feito pela Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social Ananias Sá. O evento contou ainda com a presença de membros do Conselho de Assistência Social, dirigentes de órgãos e a sociedade civil organizada.

IV Conferencia de Assistência Social foi considerada um sucesso pelos seus organizadores – Foto: Marciano ROCHA

Após a abertura dos trabalhos os jovens que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, (SCVF) “Semeando o Futuro” orientados pela orientadora social Leinha encenaram uma peça de uma família que estava conhecendo e participando  dos serviços ofertados pelo CRAS.

Logo em seguida os participantes da conferência se dividiram em grupos para juntos debaterem e desenvolverem propostas coletivas a nível municipal, estadual e federal visando melhorias nos serviços ofertados pela Assistência Social.

O conferencista Tancredo Paiva falou sobre os eixos a serem debatidos, sendo eles:

Eixo I: a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.

Eixo II: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.

Eixo III: Acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais.

Eixo IV: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Ao final da conferencia foram ainda eleitos os delegados para participarem da Conferência Estadual, sendo eles: de entidade governamental Angerli Sá como titular e Luzia Brito sua suplente, entidade não governamental Valmira Sá, como titular e Maria Francisca sua suplente.

De acordo com a secretária Maria de Lurdes, a Lurdinha, a IV Conferência Municipal de Assistência Social de Alagoinha do Piauí foi um sucesso de público e organização onde todos juntos puderam debater e propor melhorias significativas no âmbito municipal, estadual e federal para os serviços sociais ofertados a população.

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias