NotíciasMunicípiosSão Julião

Alusivo ao 18 de Maio, Prefeitura de São Julião promove semana de ações em prol de crianças e adolescentes; veja fotos

Alusivo ao 18 de Maio, Prefeitura de São Julião promove semana de ações em prol de crianças e adolescentes

Em alusão ao dia 18 de Maio, a Prefeitura Municipal de São Julião – PI, na gestão do Prefeito Dr. Jonas Bezerra de Alencar, através da secretária de Assistência Social Késsia Ramos, CRAS, Conselho Tutelar, CMDCA e Comissão Pró Selo Unicef, promoveu a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

As ações tiveram início na segunda-feira 14 de maio, com palestras e apresentação de cine-vídeos na Escola Municipal Joviano Maximino de Alencar com a Assistente Social Laís Costa e a Conselheira Tutelar Luzineide Silva.

Durante toda a semana as ações se estenderam por todas as escolas municipais da sede e dos povoados Fujona e Mandacaru com temáticas voltadas para o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.

A campanha promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, Conselho Tutelar, CMDCA e Comissão Pró Selo Unicef se estendeu também até a escola estadual Aprígio Pereira Bezerra, o APB, onde a equipe de profissionais estiveram visitando a referida escola promovendo palestras e reflexões sobre o tema.

Sobre o Dia 18 de Maio

Este ano se comera o 18º ano de mobilização no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00.

O Dia 18 de Maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 18 anos muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Veja fotos das ações desenvolvidas:

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias