MunicípiosPiauí

Diarista rói 14 pequis em 5 minutos e vence competição em cidade do Piauí

“Maior roedora de pequi de Piripiri”: esse título inusitado foi conquistado pela diarista Gerviz Viana em uma competição que aconteceu no Festival do Pequi, um evento anual que ocorreu no último fim de semana.

O vencedor da competição é quem rói mais pequis no tempo de cinco minutos, estabelecido pela organização do evento. Gerviz conseguiu comer 14 pequis no tempo e se tornou a campeã, vencendo outras sete pessoas que também disputavam. Com a marca alcançada, Gerviz faturou o prêmio de R$ 500 reais.

Gerviz se tornou, na verdade, bicampeã: ela também venceu a disputa em 2023. A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, entregou o prêmio de campeã para a diarista, que também é ciclista e participou da corrida que também fez parte da programação do evento.

O Festival do Pequi, que é uma iniciativa da Associação das Mulheres Organizadas de Piripiri, e tem o apoio da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Turismo de Piripiri, contou com uma programação no sábado (2) e no domingo (3). Além do concurso de “Maior roedor de pequi”, teve também a competição da rainha do pequi, onde se escolhe quem faz a melhor prato a base de pequi, e também uma corrida em que disputam corredores e ciclistas.

Paixão por pequi desde criança

Geviz falou ao Cidadeverde.com sobre o seu bicampeonato. Ela contou que desde criança é apaixonada por pequi e que participou do concurso de roedora de pequi pela primeira vez no ano passado sem intenção de disputar. Em 2023, a competição dava um prazo de 8 minutos, e Gerviz roeu 16 pequis neste tempo.

“No ano passado mesmo que eu participei desse concurso que, na realidade, eu nem sabia porque há muitos anos tem essa festa lá, e eu sou de Piripiri, é perto de onde eu moro, e sempre eu falava com minha cunhada, porque lá tem a rapadura, o suco, o din din de pequi e eu falava que tava com vontade de ir, mas nunca dava certo. E aí tem essa minha cunhada que nos duas gostamos e no ano passado eu fui de última hora, sou ciclista, pedalo muito, e eu tinha ido em um pedal nesse dia no caminho de onde ia ter essa festa do pequi. Cheguei, almocei, comi pequi antes do concurso, e quando terminei de almoçar, o pessoal anunciou que eia ter o concurso do roedor, ai eu fui me inscrever de ultima hora, comendo com maior calma, eu quando pensa que não, anunciaram que eu tinha sido ganhadora”, relatou.

Já na segunda participação neste ano, se preparou melhor. No entanto, ela disse que a preocupação em não vencer foi a maior inimiga.

“Dessa vez foi diferente, porque já estava na minha mente que eu ia participar do concurso e eu pensei ‘aqui tá difícil’, antes não estava, e agora tava o pensamento de que poderia perder, mas deu certo porque quando você vê as reportagens, o povo agoniado achando que é só lamber, jogar no prato, não é assim, o rapaz rói o pequi e tem que ficar bem roidinho, o importante é roer e comer bem roído”, declarou.

Gerviz disse que é roedora de pequi ‘raiz’. Que nos pedais que fazia pela zona rural de Piripiri, parava em matas para colher o fruto e fazer no almoço. Ela conta que desde criança, que morava na zona rural, gosta de pequi.

Fonte: Por Roberto Araujo/Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias