Alagoinha do PiauíMunicípios

Assistência Social de Alagoinha do Piauí promove a I Semana Social do Idoso; veja fotos

Assistência Social de Alagoinha do Piauí promove a I Semana Social do Idoso

Dia 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso e, para festejar, a SMAS, através do CRAS, Serviço de Convivência e Programa Criança Feliz realizou uma semana de atividades no espaço físico do CRAS com os idosos do Grupo Feliz Idade e demais idosos do município de Alagoinha do Piauí com a finalidade de proporcionar a integração entre a terceira idade, por meio de atividades como palestras informativas, homenagens, roda de conversa, música ao vivo, gincana, debates, danças, dinâmicas e entrega de lembrancinhas.

As atividades iniciaram no último dia 22 de outubro com a mobilização, divulgação do evento e homenagens na rádio Cajueiro FM.

No dia 23 de outubro, a programação foi conduzida pela Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Nilda Sá e a Orientadora Social Jociléia Carvalho, que apresentaram as palestrantes do dia discorrendo sobre o tema “Autoestima” Cuidados com a pele e cabelos, ministrada pelas profissionais: Dra. Francideives e a cabeleireira Erinalda Sá. Neste dia, mais de trinta idosos foram contemplados com as orientações e demonstrações sobre os cuidados com a pele e cabelos, além de apreciarem a música ao vivo com a jovem cantora Nikelly Vivian.

No terceiro dia da Semana Social do Idoso, 24 de outubro, a programação foi conduzida pelo coordenador do Programa Criança Feliz, Danilo Santos e a Psicóloga Rogeania Alves, roda de conversa sobre o Dia da Pessoa Idosa, aspectos referentes às dificuldades e avanços ao longo das últimas décadas no tocante aos Direitos da Pessoa Idosa. Ainda neste dia, os idosos participaram de uma Gincana sobre os conhecimentos históricos sobre o município de Alagoinha, desde a sua emancipação aos dias atuais. A programação foi encerrada com uma dinâmica de apreciação de músicas que marcaram época desta geração.

Na quinta-feira, dia 25 de outubro, a SMAS encerrou suas atividades alusivas ao Dia da Pessoa Idosa conduzidas pela coordenadora do CRAS Ananias Sá, a Assistente Social Angerli Sá e o Assistente Social Tancredo Paiva, que discorreram sobre qualidade de vida na fase idosa. Essa temática foi abordada de forma descontraída através de dinâmicas e roda de conversa. Neste dia, o padre Manoel realizou um momento de oração com todos os presentes. A programação deste dia contou com a participação especial da poetisa e professora Fidélia Rocha que declamou uma poesia de sua autoria e na oportunidade homenageou os demais escritores do município de Alagoinha do Piauí, apresentando alguns livros desses autores e encerrou sua fala, homenageando todos os idosos do município. A programação foi encerrada com uma descontraída dinâmica com dança.

Em todos os dias houveram sorteio de brindes, brincadeiras e um delicioso coquetel.

Para a Secretária de Assistência Social de Alagoinha do Piauí, Maria de Lourdes, a Lurdinha, as ações desenvolvidas durante a Semana do Idoso foram de muita importância.

“Amadurecer não é entregar-se passivamente ao processo de envelhecimento. É experimentar aquilo que vai ganhando certo gosto, ao sabor do tempo. É muito importante proporcionar momentos assim, pois garantimos o fortalecimento de vínculos de nossos idosos”. Além disso, ajuda a desenvolver as potencialidades de cada um”, disse a secretária.

Veja fotos:

Texto: Ananais Sá
Fotos: Equipe SMAS Alagoinha do Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias