DestaqueNotícias

Balé de avoantes no céu do Rio Grande do Norte impressiona pela beleza; assista o vídeo

Balé de avoantes no céu do Rio Grande do Norte impressiona pela beleza

Um balé de avoantes que seria no céu da cidade Lajes, interior do Rio Grande do Norte viralizou ao ser postado na internet essa semana.

Ainda não se sabe se realmente é na cidade nordestina o vídeo. Nas imagens as aves fazem acrobacias no céu e impressiona pela beleza.

avoante – Foto: Reprodução

Sobre a avoante

A avoante (Zenaida auriculata) é uma pomba campestre, que ocorre das Antilhas à Terra do Fogo, com distribuição isolada por todo o Brasil, formando bandos compactos na região Nordeste durante a migração.

Essa espécie de pomba chega a medir até 21 cm de comprimento, com o dorso pardo, cabeça com duas faixas negras laterais e manchas negras nas asas. Em certos períodos é fonte de alimentação para populações locais da região Nordeste do Brasil, porém tal necessidade é questionada, pois os animais são vendidos em bares para servirem como espetinhos.

Também é conhecida pelos nomes de arribaçã, arribação, bairari, cardigueira, cardinheira, guaçuroba-pequena, juriti-carregadeira, pairari, pararé, parari, pomba-amargosinha, pomba-de-arribação, pomba-de-bando, pomba-do-meio, pomba-do-sertão, pomba-parari, pomba-pararu, rabaçã, rabação, rebaçã, ribaçã e ribação ou rolinha.

No Brasil, a caça da Ribaçã é crime ambiental, punido com multa de R$ 500,00 por unidade apreendida e possível pena de prisão. Há cerca de dois anos, houve um movimento migratório das avoantes “Zenaida auriculata” para o centro do Brasil, sendo observadas especialmente no município de Hidrolândia, próximo a Goiânia. Elas estão se multiplicando aos milhares e já fazendo parte do cenário rural. Não se sabe quais as consequências dessa migração mas certamente a competição por alimento fará alguma alteração populacional local.

Assista ao vídeo:

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias