Destaque

Cosmópolis (SP) decreta situação de emergência após rompimento da barragem

Foto: Giuliano Tamura/EPTV

O Prefeito de Cosmópolis, Júnior Felisbino (PP), decretou estado de emergência na cidade nesta quinta-feira (9) após a queda de parte da barragem da represa que abastece a cidade. Em entrevista à CBN Campinas, explicou que a medida foi necessária para agilizar ações visando diminuir o impacto do incidente, já que isso pode prejudicar o abastecimento de água na cidade, pois, segundo o Prefeito, dois terços da água armazenada na represa seguiram rio abaixo, em direção aos rios Jaguari e Piracicaba, e o que sobrou está com muita lama.

“É o único reservatório que abastece toda a cidade de Cosmópolis e não tem outro jeito se não decretar emergência, são previsões que a lei nos dá para que possamos fazer contratações emergenciais e lá na ponta não falte água, ou minimize esses efeitos de falta d’água, pra gente contratar caminhão pipa por exemplo, na emergência já consigo fazer sem passar por esse procedimento burocrático”.

Segundo Felisbino, não houve vítimas, e técnicos avaliam se há risco de outras partes da barragem cederem. A causa do rompimento ainda é investigada, mas o Prefeito afirmou que um volume incomum de água chegou à barragem momentos antes do rompimento.

“É o leito nosso do rio Pirapitingui, veio uma quantidade enorme de água, não sei se foi por uma chuva na região mogiana, não se sabe ainda a causa, mas veio uma grande quantidade de água, com lama, que ficou bem próxima à nossa ETA, vamos quer que utilizar draga, retro para tirar a lama e a água chegar melhor na ETA”.

O prefeito afirmou ainda que locais como escolas e unidades de saúde terão o abastecimento garantido por caminhões-pipa. O estado de emergência tem validade de 60 dias, podendo ser prorrogado.

Fonte: CBN Campinas

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias