DestaqueMunicípiosNotícias

Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe do Piauí atinge 90% da capacidade

Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, atinge 90% da capacidade
Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, atinge 90% da capacidade

O reservatório da barragem de Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe, a 345 km ao Sul de Teresina, está perto de atingir 100% de sua capacidade. Segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável pelo monitoramento do nível de água, o volume já chega a 90% conforme medição realizada no último dia 5 de abril.

O reservatório está com uma afluência (água que entra na barragem) de 820 m³/s e uma defluência de 554 m³/s. Apesar de estar quase em volume máximo, o Rio Parnaíba se mantém estável, sem ameaça de transbordar nas cidades por onde passa.

De acordo com a Chesf, no posto de Floriano o “Velho Monge”, como é conhecido o Rio, estava no dia 6 de abril com 4 metros acima do normal. Já em Teresina, o volume é de 2,5 metros acima do habitual.

Boa Esperança chega a capacidade máxima justamente no fim do período chuvoso. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o semiárido piauiense deve continuar com pouca chuva, tanto em abril como em maio, quando é considerado o fim do inverno.

Já no Norte, o mês de abril deve registrar chuvas intensas, assim como ocorreu nos meses de fevereiro e março.

No Piauí, a média anual é de 1.036,0 mm de chuva, assim distribuída: Na região central a média é de 1.050,0 mm anuais; No Norte, é de 1.321,7 mm; E na região Sul, a média anual é de 736,3 mm de chuva.

Construída em 1964, Boa Esperança possui um vertedouro dotado de 6 comportas e vazão máxima de 12.000 m³/s. A área do reservatório é de 352,2 km².

Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias