DestaqueMunicípiosNotícias

Botijão de gás terá novo aumento a partir de hoje

Botijão de gás terá novo aumento a partir de hoje

A diretoria executiva da Petrobras aprovou uma nova política de preços para a venda às distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) – o gás de cozinha, comercializado em botijões de até 13 quilos, de uso residencial.

O anúncio foi enviado pela estatal à imprensa, através de e-mail. O preço final às distribuidoras será formado pela média mensal das cotações do butano e do propano no mercado europeu convertida em reais pela média diária das cotações de venda do dólar, conforme divulgada pelo Banco Central, acrescida de uma margem de 5%.

As correções serão feitas a partir do dia 5 de cada mês, com exceção deste mês de junho, quando o ajuste de preços passará a ser praticado nas vendas às distribuidoras a partir de amanhã (8).

Aumento médio

A aplicação da nova fórmula de preços implicará um aumento médio nas refinarias de 6,7% no produto este mês. O preço final ao consumidor pode ou não refletir o ajuste feito nas refinarias. Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e revendedores, uma vez que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados.

Se for integralmente repassado ao consumidor, a companhia estima que o botijão pode subir, em média,  2,2% ou R$ 1,25/botijão, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos. O último reajuste no preço de GLP-P13 aplicado pela Petrobras ocorreu em 21 de março deste ano.

Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias