DestaquePiauí

Cabeleireiro morre de meningite no Piauí: veja causas, sintomas e como se prevenir

O Piauí registrou nesta semana uma morte por meningite, trata-se do cabeleireiro João Pierote, que lutava contra a doença desde o Réveillon

O Piauí registrou nesta semana uma morte por meningite, trata-se do cabeleireiro João Pierote, de 49 anos, que lutava contra a doença desde o Réveillon, estava internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina, mas acabou falecendo na quinta-feira (6). O caso trouxe novamente o assunto à tona. Afinal o que é essa doença que possui uma alta taxa de mortalidade?

A meningite é uma infecção nas membranas que envolvem o cérebro (as meninges), afetando toda a área e dificultando o fornecimento de oxigênio às células do corpo. A condição causa sintomas como dor de cabeça, dor no pescoço, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode se desenvolver rapidamente, especialmente em crianças e adolescentes, podendo levar à perda dos sentidos, gangrena nas extremidades, como pés, pernas, braços e mãos.

Meningite viral e bacteriana

Diversos agentes infecciosos podem causar meningite. Normalmente, os casos provocados por vírus são menos graves, enquanto aqueles causados por bactérias (ou, raramente, por fungos) são mais sérios, com uma taxa de mortalidade em torno de 20%. Além disso, dois em cada dez sobreviventes podem ficar com sequelas, como surdez, paralisia ou perda de membros.

Transmissão

A transmissão do meningococo – principal bactéria responsável pela meningite – ocorre através de secreções respiratórias e saliva, durante o contato próximo com uma pessoa infectada. A boa notícia é que esses agentes não são tão contagiosos quanto o vírus da gripe, por exemplo. Contatos casuais ou breves dificilmente resultam na transmissão da doença, mas ambientes fechados e lotados podem favorecer a disseminação e o surgimento de surtos.

Tratamento

O tratamento varia conforme o tipo de micro-organismo causador da meningite e, principalmente, o estado do paciente. No entanto, a rapidez no atendimento é essencial. Mais importante ainda, existem atualmente várias vacinas contra os principais agentes causadores dessa doença.

Sintomas e complicações da meningite

– Dor de cabeça e na nuca
– Rigidez no pescoço
– Febre
– Vômito
– Confusão mental
– Gangrena de pés, pernas, braços e mãos
– Paralisia
– Surdez

Causas

A meningite meningocócica é uma das formas mais comuns dessa infecção, causada por diferentes sorotipos da bactéria Neisseria meningitidis (meningococo), como A, B, C, W e Y, todos preveníveis por vacinas.

Outras bactérias, como Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae tipo B, também provocam a doença, mas também podem ser evitadas por meio da vacinação. Alguns vírus conseguem invadir o cérebro e afetar as meninges, embora esses casos sejam geralmente menos graves. Já os fungos responsáveis pela meningite são tão perigosos quanto as bactérias, mas são raros.

Meio News/Com informações do site da Santa Casa de Maringá

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo