DestaqueGeral

Carro usado no assassinato do prefeito de Granjeiro, no Ceará, é apreendido no Piauí; duas pessoas são presas

A Polícia Civil do Ceará, com apoio das Polícias Civil e Militar do Piauí, apreendeu na noite desta quinta-feira (16), em Teresina, o veículo utilizado no assassinato do prefeito de Granjeiro, João Gregório Neto, de 54 anos, morto a tiros enquanto caminhava em 24 de dezembro de 2019. Duas pessoas foram presas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o automóvel cinza com placas de Belo Horizonte/MG foi localizado trafegando, na última semana, pelas vias de Teresina. Com esta informação, a Polícia Civil do Ceará se deslocou para a cidade piauiense e conseguiu localizar o veículo.

O carro estava em uma revenda de veículos, também em Teresina. Os policiais civis foram até o local e encontraram o automóvel já sem as placas originais. O proprietário do estabelecimento entregou aos agentes as placas que haviam sido retiradas e foi conduzido para a unidade policial, onde foi autuado em flagrante pelo crime de receptação.

Na abordagem do outro suspeito, na residência dele, o homem disparou tiros contra às equipes policiais e fugiu em direção a um matagal. Após se entregar aos agentes, ele foi conduzido para a sede da Central de Flagrantes, no bairro Centro-Sul da capital piauiense. Ele foi autuado por tentativa de homicídio contra os agentes de segurança pública e receptação. Consta na ficha criminal do suspeito daquele estado uma passagem por estelionato. A Polícia Civil procura a arma do suspeito, que se desfez dela quando tentou fugir.

Secretário da Secretaria de Segurança Pública, André Costa, postou a apreensão do veículo na sua conta no Instagram. — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Secretário da Secretaria de Segurança Pública, André Costa, postou a apreensão do veículo na sua conta no Instagram. — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A Polícia Civil cumpriu, no início do mês de janeiro, mandados de prisão e busca e apreensão sobre o assassinato do gestor da cidade. Após investigações, o atual prefeito de Granjeiro, no Ceará, Ticiano Tomé, e o pai dele, Vicente Félix de Souza, de 60 anos, são suspeitos de envolvimento no assassinato de João Gregório Neto, segundo a SSPDS.

O político Vicente Félix de Souza já começou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. A Polícia Civil solicitou a prisão de Vicente no dia 9 deste mês, mas o pedido foi negado pela Justiça Estadual, que determinou o uso do aparelho.

Félix foi ao prédio da central de regulação das tornozeleiras eletrônicas, em Juazeiro do Norte, na terça-feira (14), para receber o aparelho. “Ele não estava utilizando porque, de fato, a intimação só foi efetivada na sexta-feira e os prazos processuais só iniciam cumprimento no dia posterior, no caso dia útil”, explicou o advogado de defesa de Vicente, Luciano Daniel.

Prefeito foi assassinado enquanto caminhava à beira de açude em Granjeiro — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Prefeito foi assassinado enquanto caminhava à beira de açude em Granjeiro — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Luciano defende a inocência do cliente e diz que ele está contribuindo para as investigações. “Sabemos que (o cliente) é plenamente inocente até porque está colaborando com a Justiça, razão pela qual estamos aqui cumprindo a medida judicial”, concluiu.

Carro e documentos apreendidos

Vicente Félix de Souza foi alvo de uma operação deflagrada no dia 9 de janeiro e, com o uso da tornozeleira, deve manter-se em área restrita do monitoramento. Um terceiro suspeito de envolvimento na morte de João Gregório Neto tem mandado de prisão em aberto e está foragido.

Durante as investigações, feitas pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul), um veículo modelo Chevrolet S10, de propriedade de um parente de Vicente Félix, documentos e aparelhos celulares foram apreendidos na casa do atual prefeito e do pai.

De acordo com André Costa, a polícia reuniu provas que indicam que o crime teve relação com a desavença política entre a vítima e outros políticos. A Polícia Civil chegou a pedir a prisão dos dois, mas a Justiça negou.

Vice-prefeito de Granjeiro, Ticiano Tomé — Foto: Divulgação/Prefeitura de Granjeiro
Vice-prefeito de Granjeiro, Ticiano Tomé — Foto: Divulgação/Prefeitura de Granjeiro

Fonte: G1

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias